Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

AÇÃO DA CIJ

Campanha do Judiciário contra exploração sexual infantil é lançada; veja fotos

Foto: Arthur Santos da Silva - Olhar Direto

Campanha do Judiciário contra exploração sexual infantil é lançada; veja fotos
Foi promovido, durante a tarde desta segunda-feira (19), pela Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A solenidade, ocorrida no Fórum da Capital, reuniu todos os responsáveis que compõem a Rede de Atendimento e Proteção às crianças e adolescentes e marcou o lançamento da Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

O juiz auxiliar José António Bezerra Filho, responsável por representar o corregedor-geral da Justiça do TJMT, desembargador Sebastião de Moraes Filho, destacou a importância da campanha como a primeira grande ação na área. “A exploração sexual é um problema a nível mundial. Podemos tomar como exemplo o seqüestro de mulheres que aconteceu na Nigéria recentemente. O que queremos aqui é aumentar o cuidado, o zelo, para preservar nossas crianças e traçar um bom futuro”, disse José António.

Leia mais 
TJ-MT investiga juiz acusado de julgar embriagado, levar cachorro ao Fórum e andar com traficante


A campanha pretende sensibilizar a sociedade. Folders, cartazes, cartilhas e coletânea de leis fazem parte do material que vem sendo enviado às comarcas de Mato Grosso, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Promoção Social, Conselhos Tutelares e Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas). A programação desenvolvida pela Rede de Proteção prevê ações com o objetivo de evitar ao máximo que os crimes sejam cometidos no âmbito de Mato Grosso. 

Durante o lançamento da campanha, kits compostos por material esclarecedor sobre doenças sexualmente transmissíveis, exploração sexual e prevenção às drogas foram entregues. Ações maiores, como oficinas durante a Copa do Mundo, estão previstas para os próximos meses. Para o evento que marcou o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Governo e empresas foram convidados a conhecer a problemática.

A expectativa é que a campanha se estenda por todo o ano, alcançando grande parte da população mato-grossense e disseminando as informações contidas no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Durante o evento estavam presentes o juiz auxiliar da Corregedoria e chefe da Coordenadoria da Infância e Juventude, José António Bezerra Filho, O coordenador estadual do Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo, Antônio Carlos Silva, o juiz de Direito da Comarca de Infância e Juventude de Cuiabá, Marcos Faleiros e a professora universitária e assistente social Teresina Arruda.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet