Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Cerca de 250 trabalhadores da MRV Engenharia assistem à palestra sobre trabalho seguro

As ações de conscientização desenvolvidas pelo Getrin/MT neste ano junto a trabalhadores da construção civil da região da grande Cuiabá chegaram à sua penúltima etapa com a palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho ministrada aos cerca de 250 empregados da MRV Engenharia que atuam nas obras de construção dos residenciais Chapada do Poente e Chapada do Horizonte, em Várzea Grande.

A palestra ocorreu na manhã desta segunda-feira (17), no espaço destinado para a refeição dos trabalhadores. Além de receberem orientações gerais sobre causas e consequências relacionadas aos acidentes de trabalho, serventes, pedreiros, mestres de obras, entre outros, também participaram do sorteio que distribuiu camisas e bonés da campanha “Trabalho Seguro”, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A condução da palestra coube ao juiz auxiliar da Presidência do TRT, Paulo Brescovici. O magistrado, que é coordenador do Getrin/MT, destacou a importância dos empregados se atentarem às normas de segurança e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, ele também destacou as graves consequências ocasionadas pela falta de prevenção, tanto para empresas e governo, quanto para os próprios empregados.

Conforme explicou, para o poder público, os acidentes resultam no gasto anual de 71 bilhões de reais, decorrentes de despesas médicas e de seguridade social. Para as empresas, além dos problemas relacionados com a necessidade de substituição de mão de obra, está também eventuais despesas judiciais devidas pelos danos moral e material causados. Já para os empregados, a difícil realidade de ter que conviver com limitações físicas, problemas psicológicos e até mesmo o desamparo da família, em casos de morte.

Palestras

O ciclo de palestras ministradas pelo Getrin/MT está sendo realizado nos principais canteiros de obras da região de Cuiabá e Várzea Grande. Os trabalhos tiveram início na primeira semana de outubro e se encerram no próximo dia 24, com palestra para os empregados da MRV que atuam nas obras de construção do residencial Parque Ohara, em Cuiabá.

As ações ocorrem com vistas a reduzir o número de acidentes laborais no estado, principalmente em um dos ramos econômicos em que eles mais ocorrem. As realizações das palestras contam com o apoio dos sindicatos representativos, tanto dos empresários (Sinduscon/MT), quanto dos trabalhadores (SINTRAICCCM).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet