Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Civil

Curso de mediação em conflitos de família começa na quarta

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove nesta semana curso intensivo voltado à mediação de conflitos no Direito de Família. As aulas ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 e têm como objetivo capacitar os alunos na utilização de técnicas de mediação para aplicação em situações como divórcio, guarda de filhos, sucessão e outros processos judiciais familiares. As aulas serão ministradas na sede do CNJ, em Brasília.

Presencial e gratuito, o curso é coordenado pela Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, responsável pela formação de milhares de mediadores e conciliadores no País desde 2011, atendendo a determinação do Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses no âmbito do Judiciário, instituída pela Resolução 125/2010.

Apesar de não haver estatísticas que comprovem a mudança, a juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Eutália Maciel Coutinho acredita que a mediação judicial em conflitos familiares vem contribuindo no esforço do Judiciário de reduzir a judicialização de processos no País. “Quando conseguimos trazer para a mediação um caso de família e, não raro, obtemos sucesso, encerramos várias ações atreladas ao processo original”, diz Eutália Coutinho, uma das instrutoras do curso.

Vencedor do prêmio Conciliar é Legal em 2014 na categoria de instrutor, o servidor do TJDFT Júlio César Rodrigues de Melo reforça a importância da capacitação de mediadores na área de família. “Praticamente 90% dos processos que chegam nessas varas têm chance de serem resolvidos em sessões de mediação ou conciliação. Se cada vara de família recebe cerca de três mil processos, a capacitação de mediador na estabilização do sistema familiar pode ajudar, e muito, na redução da judicialização”, disse. Atualmente, há cerca de 100 milhões de processos em tramitação na Justiça, segundo o último levantamento do relatório do CNJ Justiça em Números.

No curso, as situações de conflito em família serão simuladas em vídeos e dinâmicas de grupo. Além das 24 horas de aulas, o curso de mediação em família prevê que os alunos participem de estágio supervisionado no TJDFT. As 24 vagas disponíveis já foram preenchidas.

Público-alvo – Participarão desse curso mediadores formados com estágio supervisionado concluído, indicados pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos dos Tribunais ou por magistrado responsável por vara com competência de família. Os gastos com transporte, hospedagem e alimentação serão custeados pelos próprios participantes.

Serviço:

Curso de Mediação de Família

Data: 4, 5 e 6 de março de 2015
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: SEPN Quadra 514, lote 7, Bloco B, Brasília – DF, CEP: 70760-542 - Brasília/DF
Observação: A entrada no local do evento deve ocorrer com trinta minutos de antecedência. Caberá aos participantes o material pedagógico, como bloco de notas, notebook, tablet, etc, pois não serão fornecidos materiais impressos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet