Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

Defensoria de Lucas do Rio Verde realiza mais de 14 mil atividades em 2014

O Núcleo da Defensoria Pública em Lucas do Rio Verde (354km de Cuiabá), coordenado pelo Defensor Público Leandro Jesus Pizarro Torrano, realizou durante o ano de 2014 mais de 14 mil atividades judiciais, incluindo as áreas cível e criminal, em parceria com o Defensor Diogo Madrid Horita. A instituição também se fez presente em dezenas de mutirões, oficinas e eventos comemorativos com o objetivo de oferecer serviços gratuitos para a população do município.

Segundo o coordenador do Núcleo, o grande volume de atendimentos se deve ao crescimento de cerca de 10% da população de Lucas do Rio Verde ao ano. “Em 2014, o Poder Judiciário entendeu a necessidade local e elevou a Comarca para a 3ª Entrância, devido ao aumento da demanda e a necessidade do acompanhamento da Justiça. Ao mesmo tempo, tivemos a nomeação de mais uma Defensora para nos auxiliar”. A designada foi Thaís Cristina Ferreira Borges, que cumula com a Defensoria Pública de Tapurah (433km de Cuiabá).

Torrano citou a importância da realização de projetos sociais como o ‘Defensoria Pública no Bairro’ que atendeu quatro bairros e centenas de pessoas em Lucas no último ano. “Contamos com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura para desenvolver os mutirões nos bairros e as palestras socioeducativas nas escolas para as crianças mais carentes”, afirmou o Defensor.

“Nossa meta para 2015 é chegar a média mensal de 800 atendimentos, pois sabemos que a crescente populacional deve continuar e dar um grande salto nos próximos anos, acompanhando o desenvolvimento socioeconômico do norte mato-grossense. Esperamos que a qualidade dos nossos serviços seja compatível com a grande necessidade da população de Lucas do Rio Verde”, avaliou Diogo Horita, responsável pela 3ª e 4ª Vara do município.

Estatísticas

De janeiro a dezembro, realizou-se uma média de 590 atendimentos por mês, resultando em 7.087 no total, sendo 6.454 na área cível e 633 na área criminal. Foram ainda, 190 audiências cíveis e 726 criminais.

1.017 processos cíveis foram recebidos pelo Núcleo e 1.014 na esfera criminal. A Defensoria contabilizou também 113 acordos extrajudiciais e 538 iniciais cíveis. No total foram 11.023 atividades cíveis e 3.390 criminais, finalizando em 14.413 atividades do Núcleo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet