Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

R$ 1,7 milhão

Defesa de servidora apontada como "xerife" de esquema com Riva protocoliza HC no STJ

Foto: Divulgação

Defesa de servidora apontada como
A defesa de Maria Helena Ribeiro Ayres Caramello, ex-chefe de gabinete de José Geraldo Riva, protocolizou, nesta quinta-feira (26), um pedido de habeas corpus enviado para a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob relatoria do ministro Rogério Schietti Cruz. Maria Helena é considerada o braço direito de Riva e está detida há pouco mais de dois meses. Ela foi apontada pela juíza Selma Rosane Arruda como uma das líderes do esquema criminoso que teria desviado mais de R$ 1,7 milhão dos cofres públicos estaduais.

Leia mais:
Ministro do STJ não enxerga “condições e justificativa” para liberar Riva da Prisão

De acordo com a magistrada, responsável por determinar sua prisão, Maria Helena é “ardilosa” e chegava ameaçar o cargo de servidores caso os mesmos se negassem a fazer parte do esquema.

Ela e outras 22 pessoas (20 servidores e dois empresários) foram detidos no dia 13 de setembro, após ser deflagrada a 2ª fase da Operação Metástase, denominada “Célula Mãe”. Posteriormente, na fase depoimentos, ela teria coagido testemunhas para blindar Riva. Além disso, segundo os autos, o advogado Alexandre Nery teria prestado assessoria jurídica aos servidores na tentativa de ‘moldar’ um discurso que dificultasse a descoberta da verdade.

Entenda o caso

Investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelam que os servidores da Assembleia Legislativa efetuaram saques em dinheiro oriundos da verba de suprimentos. Posteriormente, os valores eram entregues, em espécie, aos servidores Maria Helena Ayres Caramello e Geraldo Lauro, que eram os chefes do gabinete de Riva.

De acordo com os autos, o esquema era gerenciado por estes dois servidores, que determinavam que os assessores sacassem os valores mensais e lhes entregassem em dinheiro. Então, as notas fiscais falsas eram feitas com ajuda dos ex-servidores Manoel Marques Fontes e Vinicius Prado Silveira. Segundo depoimentos, Maria Helena é apontada como “xerife” do esquema, chegando a fazer ameaças para que todos cumprissem seus papéis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet