Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

briga em condomínio

Delegado encaminha a Joaquim Barbosa denúncia contra juiz de MT suspeito de racismo

Delegado encaminha a Joaquim Barbosa denúncia contra juiz de MT suspeito de racismo
O delegado Daniel Rozão Vendramel, que atua no município de Rondonópolis protocolizou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma denúncia contra o juiz Alexandre Pampado por crime de injúria racial contra o zelador e o porteiro de um condomínio de luxo na capital. A confusão aconteceu no último sábado (31), quando Vendramel acompanhava o delegado de Cuiabá Gustavo Garcia Francisco no momento em que ele discutia com o magistrado. O documento foi encaminhado ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Leia mais
Juiz afirma que foi agredido por delegado em condomínio de luxo de Cuiabá

A denúncia elaborada por Vandramel relata que o magistrado “ofendeu com injúrias raciais funcionários do condomínio, como se constata no depoimento do senhor H. F. S. P.”. O delegado pede providências quanto à conduta “criminosa e repugnante” perpetrada pelo magistrado Alexandre Delicato Pampado. Ele acusa o juiz de também tentar impedir a entrada de moradores no condomínio Bonavita, atravessando seu veículo em frente ao portão de entrada.

O delegado de Rondonópolis descreve que o juiz questionou a atuação do trabalhador. “Zelador de merda, como uma pessoa da sua cor consegue resolver as coisas...”, teria dito o magistrado, segundo destaca Vandramel. Juntamente com a denúncia foram encaminhados os termos de declarações do zelador e do porteiro, além de dois boletins de ocorrências.

O delegado de Rondonópolis finalizou a denúncia registrando que havia presenciado toda a cena e que “tomou a chave do magistrado retirando seu veículo da frente do portão de entrada”.

No início desta semana Alexandre Pampado já havia representado contra o delegado de Cuiabá na Corregedoria Geral da Polícia Civil. Conforme seu relato, Gustavo Francisco o agrediu fisicamente durante a discussão. Em contrapartida, o delegado negou a agressão. Porém, afirmou que precisou “imobilizar” o magistrado para conseguir tomar as chaves do veículo Cruze Hatch, de propriedade do juiz.

O carro de Alexandre Pampado estava estacionado em frente à garagem do residencial Bonavita, onde Gustavo é condômino, e impedia a entrada e saída dos moradores.

Testemunhas relataram formalmente à polícia que o juiz teria dito palavras de baixo calão contra o trabalhador, dentre elas chamado-o de “negão” e ainda questionado sobre “como uma pessoa de cor conseguiria resolver as coisas”. O trabalhador também foi ouvido formalmente e confirmou as agressões.

Por meio de nota encaminhada ao Olhar Direto pela Associação dos Magistrados Mato-grossense (AMAM), o juiz Alexandre Pampado declarou que “não houve por parte dele nenhum destrato dirigido a qualquer funcionário do condomínio, apesar da reconhecida tensão em que se encontrava”.

Ele confirmou que o incidente ocorreu devido a não autorização de seu acesso, que é condômino do edifício, ao apartamento de sua propriedade. Um trecho do documento descreve que “na discussão ocorrida, na entrada do condomínio, os delegados chegaram ao local de forma agressiva. O juiz se apresentou como magistrado, o que não evitou as agressões físicas contra ele”.

Em nota, o juiz Alexandre Pampado lamenta profundamente a ocorrência, considerada por ele descabida entre quaisquer cidadãos, ainda mais entre autoridades públicas. Ele ressalta “que foi vítima de uma agressão covarde, o que será comprovado em processos competentes”. O delegado foi denunciado à Corregedoria da Polícia Civil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet