Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

ouro de tolo

Desembargador é pego pelo Gaeco em escuta com Silval Barbosa mas nega tráfico de influência

Foto: André Romeu

Desembargador é pego pelo Gaeco em escuta com Silval Barbosa mas nega tráfico de influência
O desembargador Marcos Machado foi flagrado em uma escuta telefônica com o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), conversando a respeito da soltura ex-primeira-dama Roseli Barbosa, presa na Operação Ouro de Tolo no mês passado. A informação é da TV Centro América, que divulgou na noite desta quarta-feira (16) os áudios obtidos junto ao Ministério Público Estadual (MPE), e que teriam sido feitas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) com autorização judicial.

Leia também:
Roseli precisa entregar passaporte e não pode pisar na Setas, mas escapa da tornozeleira

Segundo reportagem, o MPE viu indícios de tráfico de influência do ex-governador para tentar conseguir na Justiça a liberdade de Roseli. Porém, de acordo com as interceptações divulgadas pela emissora, a tentativa de Silval não deu certo. Presa no dia 20 de agosto, Roseli passou seis dias na cadeia. No dia 21, o ex-governador pediu a um dos seus advogados que articulasse junto ao Tribunal de Justiça.

A reportagem mostra que horas depois da conversa entre Silval e o advogado, ele recebeu uma ligação feita do celular funcional do Tribunal de Justiça que está sendo usado pelo desembargador Marcos Machado. “Estamos aguardando caso precise de algum diálogo, acho que é importante. De forma objetiva, vamos ter uma conversa particular para eu poder também contribuir com alguma posição”, disse para Silval o homem que fez a ligação e que seria o desembargador.

Na distribuição do habeas corpus, o processo ficou sob relatoria do desembargador Rondon Bassil, que negou o pedido de soltura. Em uma nova ligação feita do celular funcional do TJ, o mesmo homem dá a entender que as coisas não saíram como planejado, segundo interpretação do MPE. “Não foi o ideal. Só para te dar o recado”, disse ele. Roseli foi presa sob suspeita de desviar R$ 8 milhões da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), da qual foi secretária durante o governo do marido.

Outro lado

A reportagem da TVCA ligou para o número interceptado, e Marcos Machado atendeu. Ele não quis gravar entrevista e admitiu ter um relacionamento pessoal com Silval Barbosa, que o nomeou no cargo “Juiz não fala, ainda mais sem ser vinculado ao processo. Eu tenho um relacionamento pessoal com o governador. Não tenho dificuldade nenhuma. Eu fui nomeado por ele”, disse.

Machado, porém, negou o tráfico de influência. “Que isso, meu jovem, eu não estou com o processo, não sou relator de nenhum caso. Isso ai é uma ofensa que você me faz”, disse ele ao repórter durante a ligação.

Histórico

Marcos Machado foi nomeado desembargador em abril de 2011, após ser escolhido pelo então governador Silval Barbosa em uma lista tríplice composta por membros do Ministério Público. Antes de ser nomeado para o Tribunal de Justiça, ele foi secretário de Meio Ambiente, Administração e Saúde do governo Blairo Maggi (PR), além de ter sido secretário de Justiça e Segurança Pública no governo de Rogério Salles (PSDB).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet