Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

DISPUTA

Três desembargadores concorrem ao cargo de presidente do TJMT

Três desembargadores concorrem ao cargo de presidente do TJMT
Três desembargadores se inscreveram para concorrer ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Vão disputar o cargo: Paulo da Cunha, Carlos Alberto Alves da Rocha e Sebastião de Moraes Filho. Para a vaga de vice-presidente do TJ houve apenas uma inscrição, da desembargadora Clarice Claudino da Silva.  Maria Erotides Kneip Baranjak demonstrou interesse para o cargo de corregedor-geral.

Leia mais 
Eder Moraes pode prestar novo depoimento após oitiva de advogado

A eleição será realizada no dia 16 de outubro, em horário a ser definido. A votação é secreta, a sessão administrativa, porém, é aberta ao público. Todos os 29 desembargadores têm direito a voto. Serão feitas três votações em separado, sendo a primeira para presidente, a segunda para vice e a terceira para corregedor. Os vencedores serão anunciados assim que os votos forem contabilizados.

Em caso de empate, o mais antigo será o vencedor e, se houver novo empate, o que tiver mais idade ganha. Desembargadores ausentes poderão votar por carta, em envelope lacrado. Os candidatos aos cargos de direção do TJ para o biênio 2015/2016 tiveram cinco dias, a contar de 24 de setembro, para se inscrever. Todos tiveram que fazer a manifestação, por escrito, e encaminhar ao presidente da Corte, desembargador Orlando de Almeida Perri.

Conforme a Emenda Regimental nº 23/2014, aprovada pelo Tribunal Pleno no dia 18 de setembro, todos os desembargadores em atividade no TJMT agora podem concorrer aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça. Antes da aprovação da Emenda, a disputa para presidente ficava apenas entre os três mais antigos.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet