Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Geral

seminário

Domínio sobre agronegócio auxilia na hora de julgamento de processos na Justiça

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Domínio sobre agronegócio auxilia na hora de julgamento de processos na Justiça
O domínio sobre o agronegócio auxilia no momento de julgar processos na Justiça. Este é apenas um dos objetivos do Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, realizado em Cuiabá. O evento conta com a participação de ministros do Supremo Tribunal da Justiça e do Trabalho, além de especialistas dos Estados Unidos, França e Argentina.

O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Segundo informações da organização, cerca de 600 pessoas se inscreveram para participar do evento que teve início na noite desta quinta-feira (23) e segue até sábado (25). Entre os participantes estão pessoas ligadas ao setor do agronegócio, desembargadores, advogados, entre outros.

Leia mais:

Magistrado deve sair do gabinete e conhecer a realidade do agronegócio, diz desembargadora

“Neste ano é internacional para conhecermos de modo geral como é o setor do agronegócio no Mundo. O agronegócio é questão de potencia econômica. Cabe ao sistema judiciário conhecer esta potencialidade. O domínio sobre o setor tem nos auxiliado na hora de julgar os processos”, comentou o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Márcio Vidal. O desembargador revela que no segundo semestre de 2015 um seminário voltado para a área de saúde deverá ser realizado em Mato Grosso.

O seminário é realizado desde 2013, quando a escola de magistrados do Tribunal de Justiça realizou um curso sobre o agronegócio. Em 2014 o seminário foi realizado em Sorriso, contando com a presença de desembargadores de 14 Estados.

“Estamos conversando e procurando encontrar caminhos comuns. O que estamos vendo hoje é algo que queríamos desde 2008. Estamos em um Estado preponderante. É importante eles (justiça) conhecerem como o agronegócio funciona e nós como o judiciário funciona”, salientou o presidente da Famato, Rui Prado.

Conforme o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Paulo da Cunha, a prova da necessidade de um evento como o seminário é o crescimento do público, que na edição de 2015 está três vezes maior que o volume de participantes em Sorriso o ano passado. “A relação com o agronegócio é importante. Tem de haver uma sintonia para melhor decisão. A justiça esbarra em vários assuntos do agronegócio, que vão desde questões trabalhistas, ambientais até royalties, por exemplo”.

Para o produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Lenz, o nível de conversa entre o setor produtivo e o judiciário melhorou. “Eles (judiciário) já entendem das dívidas do agronegócio e varas estão sendo criadas para auxiliar”.

Superar preconceitos

Na opinião do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, eventos como o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial auxiliam para superar preconceitos.

“É muito importante que o poder judiciário possa fazer essa interlocução com vários setores que desenvolvem o Estado de Mato Grosso. Este é o terceiro evento para que possamos superar preconceitos. Preconceitos de todos os lados e para entender que Mato Grosso é um Estado vocacionado para o setor produtivo, digo não só o grande, mas a agricultura familiar deve ser ressaltada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet