Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

5ª Vara Federal

Eder Moraes e Vivaldo Lopes serão ouvidos em processo por lavagem de dinheiro no dia 10

Eder Moraes e Vivaldo Lopes serão ouvidos em processo por lavagem de dinheiro no dia 10
O juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, agendou para o dia 10 de outubro, a partir das 13h30, nova oitiva dos ex-secretários Eder Moraes e Vivaldo Lopes. Ambos serão ouvidos em processo por crime de lavagem ou ocultação de bens, em processo originário da investigação da Polícia Federal batizada como ‘Ararath’. No período em que Eder de Moraes ocupava a cadeira de secretário da Sefaz (entre fevereiro de 2008 e março de 2010) Vivaldo Lopes Dias era o secretário-adjunto da pasta.

Justiça Federal suspende sigilo dos 10 inquéritos da Ararath e do depoimento de Junior Mendonça

A investigação federal aponta que foram realizadas transferências bancárias totalizando o valor de R$ 520 mil à empresa Brisa Consultoria e Assessoria, pertencente ao secretário adjunto do Tesouro de Mato Grosso, Vivaldo Lopes Dias. Esse montante, de acordo com o Ministério Público Federal, teria sido usado - no suposto esquema de lavagem de dinheiro tendo o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, como principal organizador.

Vivaldo e Eder foram denunciados à Justiça Federal por lavagem de dinheiro, mas a pedido de Lopes e em decorrência de perícia contábeis solicitadas por ele, o processo foi desmembrado.

As transferências – de acordo com demonstrativo encaminhado à Justiça Federal pela Polícia Federal – foram realizadas entre janeiro e março de 2010 por meio de contas da Globo Fomento e Comercial Amazônia de Petróleo, pertencentes ao empresário Júnior Mendonça (delator do esquema), de acordo com a Polícia Federal.

Outro Lado

A defesa de Vivaldo Lopes, patrocinada pelo advogado Ulisses Rabaneda, informou à imprensa que Vivaldo não mantinha vínculos com as empresas apontadas no esquema pertencentes ao esquema a Globo Fomento e Comercial Amazônia de Petróleo, pertencentes ao empresário Júnior Mendonça (delator do esquema). Ele teria cedido suas contas apenas para recebimento de verbas para o Mixto Esporte Clube para quem atuava.

Eder Moraes, em recente entrevista ao programa Resumo do Dia, isentou Vivaldo Lopes de qualquer crime e reafirmou que jamais fez parte de um esquema para lavagem de dinheiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet