Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Fraudes

Eder deve ser ouvido já no próximo mês; novas denúncias serão apresentadas pelo MPF

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Procurador Ronaldo Pinheiro integra força-tarefa montada para apurar crimes contra o sistema financeiro em MT

Procurador Ronaldo Pinheiro integra força-tarefa montada para apurar crimes contra o sistema financeiro em MT

O ex-secretário de fazenda, Eder Moraes, pode ser ouvido na próxima semana pela Justiça Federal no processo em que foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. O procurador da República, Ronaldo Pinheiro Queiroz, afirmou na data de hoje (24) que como o processo possui um réu preso ele segue em regime de urgência e terá conclusão célere. “Após a oitivas das testemunhas de defesa, há o interrogatório dos acusados, da defesa e, eventualmente, eles podem solicitar a realização de diligências”. Considerando o fato de que Eder está em Cuiabá, a oitiva pode ser designada já para a próxima semana.

Leia mais:
Transferido para MT, Eder Moraes não deve mais voltar para presídio em Brasília

Moraes  retornou a capital - após 64 dias preso em Brasília -  no final da tarde de terça-feira (23), mas declinou do seu direito de acompanhar o processo. Pelos crimes no processo em as oitivas foram iniciadas hoje foram denunciados a esposa de Eder, Laura Dias, o ex-secretário do tesouro estadual Vivaldo Lopes e o superintende do Bic Banco, Luiz Carlos Cuzziol.

O procurador integra a força tarefa montada pelo Ministério Público Federal (MPF) montada para investigar a atuação de um grupo que se beneficiava de empréstimos empregando meios fraudulentos e garante que novas denúncias serão apresentadas e que são muitos os desdobramentos das investigações.

Iniciada na tarde de hoje, 24, a fase de oitiva de testemunhas terá o depoimento de 34 pessoas. Hoje, 13 depoimentos foram programados (sendo seis presenciais) e as demais por meio de videoconferência. Até às 19h30 não havia programação para o término delas.

Para a sexta-feira (25) estão agendadas outras 12 audiências e apenas três não são presenciais. A oitiva será realizada por vídeo e as testemunhas encontram-se nas cidades de Goiás (GO) e de Londrina (PR). Na próxima semana, em 31 de julho, serão oito pessoas sendo que apenas não está em Mato Grosso e sim, em Uberlândia. A última fase de depoimentos foi agendada para 1º de agosto, e terá uma testemunha ouvida no Distrito Federal.

Três das testemunhas arroladas pela defesa de Eder Moraes, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o senador da República Blairo Maggi (PR) e o deputado José Riva (PSD) foram dispensados das oitivas já que são alvos de investigação do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão em caráter liminar foi deferida pelo ministro e presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski.

Prisão

Em Cuiabá, Eder Moraes segue detido no Centro de Custódia. Com a desativação do Centro de Detenção Provisória do Distrito Federal (onde ele se encontrava recolhido desde o dia 20 de maio) Moraes não deve retornar a Brasília, mas sua permanência no Estado não é garantida. Para o MPF, não há nenhum elemento novo ao processo que justifique a concessão da liberdade ao denunciado. Um dos requisitos avaliados para a emissão de pareceres contrários a sua liberdade está o fato de possuir grande influência no Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet