Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

DE OLHO

Em 17 dias de campanha, candidatos de MT foram denunciados 97 vezes

Foto: Olhar Direto

Em 17 dias de campanha, candidatos de MT foram denunciados 97 vezes
Em 17 dias de campanha, a corrida para os mais altos postos na administração de Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já registra um total de 97 denúncias por meio do aplicativo Pardal. O sistema possibilita o envio de denúncias de propaganda irregular e quaisquer outras formas de corrupção com o intuito de angariar votos no próximo pleito eleitoral, empregando o aplicativo destinado a aparelhos celulares.

Juizado encaminha 660 dependentes químicos para tratamento em Cuiabá

A cidade de Cuiabá concentra as ocorrências, com 40 registros feitos até o momento. Sem especificar o local da denúncia, a Justiça Eleitoral aponta que oito registros, ocupando a segunda classificação. Já a cidade de Várzea Grande teria sido palco de outros sete crimes eleitorais.

Os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) indicam que 57% das denúncias dizem respeito à propaganda extemporânea. Outros 12% dizem respeito ao uso da máquina pública em benefício de candidatos. Ainda foram descritas pela Justiça Eleitoral o quantitativo de 4% para compra de votos. Ainda foram contabilizadas ocorrências envolvendo o uso de trabalho infantil.

De acordo com o TRE-MT, Mato Grosso é o segundo estado a dispor da ferramenta que foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação do TRE do Espírito Santo e utilizado nas eleições municipais de 2012. O aplicativo recebeu melhorias pela equipe técnica do TRE-MT, com a otimização de seus recursos, que posteriormente será repassada ao TRE-ES. O Tribunal Superior Eleitoral deverá adotar o aplicativo como ferramenta corporativa a ser utilizada em âmbito nacional.

Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet