Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Força-tarefa investiga meio ambiente de trabalho na JBS

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) investiga até o fim da tarde desta quarta-feira (7) o meio ambiente de trabalho de frigorífico do grupo JBS. A Seara Alimentos S. A. está localizada na região administrativa de Desvio Rizzo, a 9 km do centro de Caxias do Sul, e é alvo da operação do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos. A iniciativa visa à redução das doenças profissionais e do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais.

Esse é o único frigorífico que abate perus no Rio Grande do Sul. A empresa tem 863 empregados, sendo 91 estrangeiros (80 senegaleses, oito haitianos, um peruano e um colombiano). A JBS de Caxias do Sul abate, diariamente, 230 toneladas de perus vivos por dia, o que corresponde a 21 mil aves.

Esta é a 21ª operação da força-tarefa desde janeiro do ano passado. Interdições de máquinas e atividades paralisaram dez unidades entre frigoríficos avícolas, bovinos e suínos. Até a véspera do Natal, estão previstas mais 11 fiscalizações do projeto no Rio Grande do Sul.

Parceria – Além do procurador do Trabalho Rodrigo Maffei, a operação tem apoio de diversos parceiros. Entre eles, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra, com sede em Caxias do Sul, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), além da participação do movimento sindical dos trabalhadores. Relatórios dos parceiros irão colaborar para inquérito civil em andamento no MPT em Caxias do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet