Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Hipertensão é destaque em Campo Novo

O projeto Caravana da Saúde do Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça continua na estrada. Desta vez, a equipe percorreu mais de 400km para saber como anda a saúde dos servidores da Comarca de Campo Novo dos Parecis (396km a noroeste da Capital). O objetivo é traçar um perfil da saúde dos servidores do Poder Judiciário Mato-Grossense, através da oferta de exames e consultas médicas.

Conforme explica a enfermeira do projeto, Priscila Daleffe de Moraes, dos 33 servidores que tiveram sua pressão arterial aferida, 19 estavam com os níveis normais e 14 apresentaram pressão alterada. Destes que estavam com a pressão alta, cinco foram identificados hipertensos no ato do exame e encaminhados imediatamente para consulta com o médico do projeto.

É o caso da gestora do Centro de Conciliação da Comarca, Margot Marques, de 50 anos. Ela foi pega de surpresa ao ter a pressão aferida. Com o resultado de 18x12, descobriu-se hipertensa. “Levei um susto, pois nunca havia sentido nada. Mas também não costumo fazer exames regularmente. Não é fácil descobrir isso, mas por outro lado agora que sei vou mudar meus hábitos e começar a me tratar”, afirmou Margot.

Após o resultado do exame, Margot foi encaminhada para a coleta de sangue, consultou-se com o clínico geral, tirou dúvidas sobre alimentação para hipertensos com a nutricionista e já saiu medicada. “É um privilégio ter tudo isso aqui dentro do trabalho. Agora o que tenho que fazer é melhorar meus hábitos para viver bem”, garantiu a gestora.

Assim como Margot, Iraci Sardinha de Araújo também foi atendida pela Caravana da Saúde. Aos 63 anos de idade, a auxiliar judiciária considera a sua saúde boa e disse estar muito contente com a vinda do projeto à cidade. “Vou assumir que acabo não indo ao médico para fazer exames com frequência. Por isso, achei muito bacana esse projeto. Não precisei nem sair do trabalho para fazer uma série de coisas que talvez demorasse dias para fazer. É uma forma muito boa do Tribunal de Justiça mostrar que se preocupa com a gente”, opinou Iraci.

O juiz da Comarca de Campo Novo dos Parecis, Alexandre Pampado, também prestigiou a passagem da Caravana e aproveitou para assistir à palestra do clínico-geral sobre alimentação saudável e doenças cardiovasculares. “Acredito que boa parte das pessoas não sabia das informações repassadas pelo médico e que são de extrema importância para a manutenção de uma vida saudável. Além disso, ações como esta valorizam os servidores, pois demonstram uma preocupação com a saúde e o bem-estar deles. E isso é fundamental, afinal o capital humano é o que o Poder Judiciário possui de mais especial”, destacou o juiz.

Assim que os resultados dos exames de sangue forem entregues pelo laboratório, a equipe do programa Bem Viver vai reunir o resultado da aferição de pressão, da avaliação nutricional, da consulta médica e dos testes psicológico e odontológico para prescrever uma orientação personalizada aos servidores. “Traçado esse perfil, a intenção é continuar acompanhando o desenvolvimento da saúde dos servidores, através dos gestores das comarcas”, explicou a enfermeira Priscila Daleffe de Moraes.

Esta é a terceira comarca a receber a Caravana da Saúde no mês de abril. Os municípios de Chapada dos Guimaraes e Sapezal já foram atendidos e a intenção é visitar mais 30 comarcas até o final do ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet