Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

operação aprendiz

João Emanuel e Maksuês são julgados nesta quarta por formação de quadrilha

Foto: Olhar Direto

João Emanuel e Maksuês são julgados nesta quarta por formação de quadrilha
O ex-vereador por Cuiabá João Emanuel Pinheiro e o ex-deputado Maksuês Leite participam nesta quarta-feira (28) da audiência de instrução e julgamento do processo que respondem pelos crimes peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Leia mais
João Emanuel e Maksuês serão julgados por formação de quadrilha na próxima semana

Além dos dois ex-parlamentares, são réus o ex-assessor jurídico da Câmara, advogado Rodrigo Cyrineu, o ex-secretário-geral da Câmara, Aparecido Alves De Oliveira, o chefe do almoxarifado, Renan Moreno Lins Figueiredo, e Gleisy Ferreira De Souza.

Devido ao grande número de testemunhas que devem ser ouvidas, o juiz Moura Mesquita reservou ainda os dias 30 de janeiro, 2, 6 e 9 de fevereiro para continuação da instrução.

A denúncia contra os acusados foi feita em abril de 2014, como um desdobramento da Operação Aprendiz, que foi deflagrada em novembro de 2013, pelo Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco.

Conforme a denúncia do Ministério Público, os acusados faziam parte de um suposto esquema para desviar dinheiro da Câmara. No desdobramento da operação Aprendiz, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Entre os documentos apreendidos haveria a comprovação de fraude em um contrato firmado com a Gráfica Propel, de propriedade de Maksuês. Os materiais nunca teriam sido entregues, porém eram dados como recebidos pelo setor de almoxarifado com a expedição de notas fiscais falsas.

De acordo com a denúncia, as compras simuladas lançaram mão de pagamentos irregulares que alcançaram a órbita de R$ 1.141.041,20. Mesmo com o repasse do valor, nenhum material foi entregue. Todo o esquema foi confessado por Maksuês Leite durante depoimentos ao Ministério Público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet