Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

PEDIDO DO MP

Juíza afasta prefeito e secretário de saúde por descumprimento de liminar

Caso os dois permaneçam praticando, respectivamente, atos privativos de prefeito e secretário de saúde, ambos deverão pagar multa diária fixada no valor de R$ 10 mil, que incidirá sobre o patrimônio pessoal deles. Mas cabe recurso da decisão.

Foto: Reprodução

Prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, foi afastado do cargo a pedido do Ministério Público

Prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, foi afastado do cargo a pedido do Ministério Público

A juíza da Sexta Vara da Comarca de Alta Floresta (823 km ao Norte de Cuiabá), Milena Ramos de Lima Paro, determinou, nesta terça-feira à tarde, o imediato afastamento do prefeito daquele município, Asiel Bezerra (PMDB), e do secretário de Saúde, Manoel João Marques Rodrigues, das funções que ocupam. A medida valerá até que seja comprovado, nos autos, de forma irrefutável, o integral cumprimento de liminar proferida em maio de 2014, com relação ao fornecimento de serviços de saúde.

Conforme a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), à época da concessão da liminar foi constatado o fornecimento inadequado do serviço aos usuários dos Postos de Saúde da Família (PSFs), motivo pelo qual o Ministério Público exigiu, por meio de Ação Civil Pública, no prazo de 30 dias, a existência de médicos em todos os postos de saúde e unidades de PSF do município, bem como o cumprimento da carga horária de 40 horas semanais.

Após denúncia do MPF, Julier nega irregularidades e se diz indignado
Ministro Gilmar Mendes pede vista; Barranco e Taborelly brigam por vaga

Além disso, os réus ficaram obrigados a fixar controles de horário eletrônico, determinar o cumprimento da carga horária e apurar os atrasos e as faltas, aplicando descontos no pagamento e instauração de processo, se necessário. Foi fixada multa diária em caso de descumprimento da liminar.

O prefeito e o secretário apresentaram a relação de médicos contratados, mas informaram ser impossível a instalação de pontos eletrônicos por indisponibilidade financeira, se comprometendo em providenciar livro de registro de ponto. Posteriormente, o MPE comunicou, em 1º de setembro de 2014, o descumprimento de todas as determinações contidas na liminar e intimou os réus a cumprirem-na no prazo de 30 dias, sob pena de afastamento das funções.

Quando houve a intimação pessoal do prefeito e do secretário pela quinta vez, o município juntou documentos informando a instalação de pontos eletrônicos, com exceção de dois equipamentos que apresentaram defeitos. Contudo, o órgão ministerial solicitou novamente o afastamento dos dois gestores alegando que não foram instalados relógios de ponto em nenhum dos postos de saúde da zona rural.

Os promotores receberam várias denúncias no sentido de que esses postos estariam fechados há mais de dois meses sem atendimento, e que em diligências realizadas “in loco” faltavam médicos em quase todas as unidades de saúde no horário de atendimento e os controles de ponto instalados não funcionavam.

“A liminar foi deferida há oito meses, sendo que o prefeito e o secretário de Saúde foram intimados pessoalmente cinco vezes para cumprimento (...), entretanto optaram por adotar a atitude ilícita de descumprir uma determinação judicial, violando direitos indisponíveis da sociedade e demonstrando a falta de compromisso com o Poder Judiciário e o descaso para com o interesse público”, frisou a juíza, na decisão.

Caso os dois permaneçam praticando, respectivamente, atos privativos de prefeito e secretário de saúde, ambos deverão pagar multa diária fixada no valor de R$ 10 mil, que incidirá sobre o patrimônio pessoal deles. Mas cabe recurso da decisão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet