Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA

Juíza encerra audiência e interrogatório de Silval, Cursi e Nadaf deve acontecer na próxima quarta

10 Fev 2016 - 12:50

Da Reportagem Local - Arthur Santos da Silva / Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Juíza encerra audiência e interrogatório de Silval, Cursi e Nadaf deve acontecer na próxima quarta
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal, retoma nesta quarta-feira (10) as audiências de instrução no processo proveniente da Operação Sodoma. No caso, figuram como réus o ex-governador Silval Barbosa, e seus ex-secretários, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf. O valor supostamente corrompido de um programa de incentivos fiscais ultrapassa o montante de R$ 2,5 milhões.

Leia mais:
Justiça retoma oitivas com Silval, Nadaf e Cursi; secretário de Taques e deputados devem ser ouvidos

Nesta quarta audiência, estre as testemunhas, será ouvido o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da gestão Pedro Taques (PSDB), Sereni Kernbeis Paludo. Os antigos representantes do Executivo estão presos preventivamente no Centro de Custódia de Cuiabá.

Pelos autos da Sodoma, além de Nadaf, Cursi e Silval, também fazem parte dos nomes arrolados como réus: Silvio Cezar Corrêa Araújo, Francisco Andrade de Lima Filho e Karla Cecília de Oliveira Cintra.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso, a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), teria concedido incentivos fiscais, via Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), de forma irregular, para algumas empresas.

A irregularidade foi confirmada pelo empresário João Batista Rosa, colaborador (inicialmente delator premiado) no caso.

Acompanhe a audiência:

15h30 -
Termina aqui a cobertura do Olhar Jurídico.

15h29 - No próximo dia 17 (quarta-feira) acontece a oitiva de mais uma testemunha e na sequência o interrogatório dos réus (Silval Barbosa, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf).

15h28 - A juíza Selma Arruda encerra a audiência desta quarta-feira.

15h19 - Encerrada a oitiva de Jonil Alves Souza.

15h12 -
A oitiva segue sem novidades e o Ministério Público Estadual questiona Jonil para confirmar as resposta.

14h51 -
A defesa de Marcel de Cursi segue questionando a testemunha, porém, sem grandes novidades.

14h36 -
Jonil trabalhou com Marcel de Cursi na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Ele era chefe de Gabinete e Adjunto de Receita Pública.

14h35 - Jonil Alves Souza passa a ser ouvido.

14h34 - Termina a oitiva de Josiane. Agora, teremos apenas testemunhas de Marcel de Cursi.

14h32 -
A juíza pergunta sobre os valores dos cheques e a testemunha afirma que não se recorda. Apenas salientou que seu marido foi gerente da Tractor Parts.

14h31 -
Os cheques, segundo Josiane, seriam para pagamento de atividades do marido dela.

14h29 -
Porém, ela nega que os cheques seriam parte de algum pagamento de propina.

14h28 -
Josiane Catarina Fontes de Arruda é a próxima a ser ouvida. A defesa questiona se ela recebeu cheques da empresa envolvida no suposto esquema. Ela afirma que o marido trabalhou para João Batista Rosa, recebendo alguns cheques de pagamentos em sua conta.

14h24 -
Encerrado o depoimento de Emília.

14h20 - Agora é a vez da juíza Selma Arruda questionar a testemunha a respeito da relação entre Nadaf e Karla. Em seguida, Emília nega saber sobre possíveis depósitos envolvendo os dois.

14h13 -
O Ministério Público questiona novamente sobre a relação entre Nadaf e Karla.

14h06 -
A defesa dos outros réus não tem perguntas. O Ministério Público Estadual (MPE) passa a questionar.

14h03 -
A secretária ainda afirma desconhecer qualquer pagamento de propina para que João Batista e suas empresas recebessem o benefício de incentivos fiscais.

14h00 -
Emilia salienta que conhece o empresário João Batista Rosa (ex- delator que fundamentou o caso). A relação dele com Nadaf (presidente da Fecomercio a época) é descrita como boa, sem qualquer tipo de conflito.

13h58 -
A defesa do ex-governador Silval Barbosa afirmou que não tem perguntas para a testemunha. Os advogados de Nadaf passam a questioná-la.

13h54 -
Emilia Martins da Cruz está sendo ouvida. Ela foi arrolada pela defesa de Karla. Emilia é secretária da presidência da Fecomercio e responde sobre o trabalho desempenhado por Karla.

13h51 - O secretário Seneri Paludo foi dispensado de ser ouvido. A defesa do réu Silvio Cezar havia arrolado a testemunha, porém, desistiu.

13h46 -
A juíza Selma Arruda entra na sala e a audiência será iniciada. Seneri Paludo é o primeiro a ser ouvido nesta quarta-feira.

13h33 - Os advogados Ulisses Rabaneda (Silval) e Roberto Tardelli (Marcel de Cursi) já chegaram à sétima vara. O secretário Seneri Paludo também está no local.

13h29 -
Ao todo, o suposto esquema teria desviado mais de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos.

13h13 - O deputado Romoaldo Junior (PMDB) também poderá ser ouvido hoje. Porém, não está confirmado já que, por prerrogativa, ele tem o poder de escolha entre hoje ou o dia 17 deste mês.

13h04 - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da gestão Pedro Taques (PSDB), Sereni Kernbeis Paludo, será ouvido nesta quarta audiência.

12h50 - Em instantes tem início a quarta audiência de instrução no processo proveniente da Operação Sodoma. O Olhar Jurídico acompanha os depoimentos desta quarta-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet