Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Magistrado relaxa cautelares e autoriza que Eder frequente curso superior

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Magistrado relaxa cautelares e autoriza que Eder frequente curso superior
O ex-secretário de Fazenda Eder Moraes Dias, considerado um dos mais importantes nomes na Operação Ararath, recebeu autorização, nesta terça-feira (20), para frequentar curso superior ás segundas-feiras. A decisão, do magistrado federal Jeferson Schneider, relaxa as medidas cautelares impostas ao político, devido aos horários em que as aulas ocorrerão (período noturno). O advogado Ricardo Spinelli é o responsável pela assessoria jurídica de Moraes.

Leia mais:
Riva não é intimado, permanece preso e audiência de conciliação com Taques é adiada


“Autorizo o acusado Eder de Moraes Dias a frequentar curso superior às segundas- feiras intime-se o acusado para que informe o juízo acerca da data do início e do término do semestre escolar”, esclarece despacho da 5ª Vara Federal em Mato Grosso.

A Operação Ararath investiga um complexo esquema de lavagem de dinheiro - cuja estimativa de movimentação ultrapassa R$ 500 milhões – para o ‘financiamento’ de interesses políticos no Estado. As investigações apontam que o ex-secretário seria um pilar do esquema, fazendo a interlocução entre Junior Mendonça, delator no caso e dono da factoring “Globo Fomento Mercantil”, e a classe política.

Eder retornou à cadeia após averiguações sobre supostas operações imobiliárias fraudulentas, com valores inferiores aos praticados no mercado, sempre em nome de terceiros (laranjas), com o notório intuito, segundo denúncia, de ocultar a real propriedade e impedir o cumprimento de decisão judicial de sequestro de bens.

A decisão que restabeleceu a liberdade do ex-secretário foi proferida pelo ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Como medida substutiva à prisão, foi instituído uso de tornozeleira, ficar recluso em casa depois das 18 horas, finais de semana e feriados e não manter contato com ninguém ligado a Operação Ararath.
Eder já havia sido preso na 5º fase da Ararath, em maio de 2014, permanecendo por 82 dias encarcerado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet