Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Geral

Juizados realizam mutirão com foco em arquivamento

A Corregedoria-Geral da Justiça lançou na manhã desta quarta-feira (23 de julho) no Prédio Maruanã em Cuiabá, mutirão com foco no arquivamento de processos. Servidores dos Juizados Especiais trabalharão duas horas após o horário normal. Eles se inscreveram para colaborar com o sistema que tem se revelado uma das molas propulsoras na baixa do estoque processual e consequente melhoria dos serviços jurisdicionais. O Primeiro, Segundo, Terceiro, Quarto, Quinto e Sexto Juizados de Cuiabá participarão do mutirão que deve durar cerca de 30 dias.

“Realizamos o estudo de diagnóstico, que apontou a necessidade desta ação nos juizados de Cuiabá. Além do arquivamento, que será nosso objetivo principal na busca da melhoria do ranqueamento junto ao CNJ, também serão feitas autuações, juntadas e expedições, em busca da movimentação processual e consequente melhoria dos serviços aos usuários da Justiça”, explicou o coordenador da Secretaria da Corregedoria, Lusanil Egues da Cruz.

A cerimônia de lançamento foi célere e deu oportunidade dos servidores também opinarem por ações e sistemáticas de trabalho. “É uma chance de expressarmos nossa opinião. Conhecemos bem a rotina e podemos colaborar com sugestões também. Acreditamos que este tipo de ação pode ajudar muito a melhorar nossos resultados. Tínhamos 22 mil processos no Segundo Juizado, após o primeiro mutirão conseguimos baixar para 15 mil. Nossa expectativa é muito boa. Informou o gestor do Segundo Juizado, Marcos Ferreira Girão Júnior.

Para se ter uma ideia entre 1º janeiro deste ano e hoje foram distribuídos no Segundo Juizado 4.362 processos e arquivados 7.002. Saldo de 2.640 processos a menos no estoque processual. Todos os seis juizados da Capital conseguiram arquivar mais do que receberam no mesmo período. Segundo o coordenador da Corregedoria ação semelhante poderá ser desenvolvida em juizados do interior do Estado, em caso de apontamento por estudo de diagnóstico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet