Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

TERCEIRO TURNO

Jurídico de Lúdio oficializa ação pedindo cassação de Taques, Fávaro e Vandoni

Foto: Assessoria

Jurídico de Lúdio oficializa ação pedindo cassação de Taques, Fávaro e Vandoni
Sem a presença do candidato Lúdio Cabral (PT), os advogados da coligação ‘Amor a Nossa Gente’ protocolaram hoje (30) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido de liminar para que seja aberta uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato Pedro Taques (PDT), o seu vice, Carlos Fávaro (PP), e a candidata a deputada estadual, Adriana Vandoni (PDT). Os 3 são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos em função de um churrasco com distribuição de comida e bebida no posto em empresário Aldo Locatelli, em Cuiabá. Na ação, a defesa de Lúdio ainda anexou mais duas denúncias: uma festa na fazenda de Elizeu Maggi Scheffer e o favorecimento da TV Pantanal a Taques.

Leia mais
Lúdio vai pedir cassação de Taques e Vandoni por suposta compra de votos no posto de Locatelli


A frente do pedido de cassação e perda dos direitos políticos, o advogado José Renato de Oliveira, que atuou na cassação do mandado do ex-prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, afirmou que as provas inicialmente apresentadas à imprensa da ‘churrascada’ no posto de Aldo Locatelli já são suficientes para incriminar os acusados. “As provas iniciais já são incontestes”. Além da AIJE, a defesa de Lúdio ingressou com uma representação criminal junto ao Ministério Público Federal (MPF), entendo ter existido corrupção eleitoral no posto Locatelli.

Na ação protocolada no TRE, os advogados do candidato petista explicaram que a festa no Posto Locatelli gerou o levantamento de novas denúncias de práticas ilegais por parte de Taques e seus apoiadores. A coligação juntou provas de outra festa com distribuição de comidas, bebidas e apresentações musicais, mas dessa vez com a presença do senador Pedro Taques. O evento teria ocorrido na fazenda Santa Tereza, no Município de União do Sul, de propriedade de um dos principais doadores da campanha do pedetista, Elizeu Zulmar Maggi Scheffer, no dia 3 de maio de 2014.

“A pretexto de comemorar-se o Dia do Trabalho, que também teve distribuição gratuita de bebida e comida a centenas de eleitores, conforme se comprova pela gravação anexa, inclusive com a utilização de ônibus escolar da Prefeitura e efetivo da Polícia Militar daquele Município. Todo o evento foi voltado à promoção extemporânea da candidatura do investigado Pedro Taques, que não teve nenhum escrúpulo em subir ao palanque e fazer um exaltado discurso eleitoral”, contou José Renato.

Em um DVD entregue ao TRE, a defesa de Lúdio afirma que Taques fez um discurso político no palco da festa, apesar de ter tentado descontextualizar a caracterização eleitoral do ato.

“De forma absolutamente pueril, tentou inicialmente disfarçar o conteúdo eleitoral de sua fala, mas o que se seguiu foi um discurso de cunho indisfarçavelmente eleitoral: Pedro Taques: Não viemos aqui para falar de política, viemos aqui para abraçar os amigos...(inaudível), falar de algumas coisas que podem ser feitas. Primeiro, resolver a questão de logística, precisamos sim resolver a questão de estrada, e com dinheiro de FETHAB, porque o dinheiro do FETHAB é dinheiro do produtor que está indo em 30%, está indo pra copa do mundo lá em Cuiabá. Precisamos sim resolver a questão indígena, e eu participei do debate a respeito da PEC 215. Precisamos resolver a questão da legislação trabalhista, para o setor rural, precisamos pensar nisso. Agora, nós estamos num momento de festa, viemos aqui também para ouvir a música né, das meninas que estão ali, e dar um abraço no amigo Elizeu. Muito obrigado, aqui quero representar os trabalhadores e colaboradores, abraço a todos vocês, colaboradores desse importante grupo do Estado de Mato Grosso. Ele está dizendo aqui: pode falar mais, pode falar mais, mas nós não viemos aqui para fazer discurso, viemos aqui para cumprimentar vocês, e também pra almoçar e ouvir a música aqui. Porque os políticos falam muito! eu prefiro falar pouco e fazer muito, muito obrigado, um abraço e até a próxima oportunidade”.

Em seguida, segundo transcreve a ação, Taques chama uma sanfoneira para subir ao palco: “A Paulinha da Gaita? Paulinha? Paulinha da Sanfona? Vem cá, Paulinha. A Paulinha agora vai tocar sanfona aqui pra nós, que é bem melhor do que ficar ouvindo político ficar falando meio dia, não é isso? Um abraço e até a próxima oportunidade! (palmas) Encerrado, boa festa a todos, bom almoço e boa tarde a todos! Na mesma transcrição, Taques comenta sobre mudanças que precisam ser feitas no estado.

“Falar de algumas coisas que podem ser feitas. Primeiro, resolver a questão de logística, precisamos sim resolver a questão de estrada, e com dinheiro de FETHAB, porque o dinheiro do FETHAB é dinheiro do produtor que está indo em 30%, está indo pra copa do mundo lá em Cuiabá”, diz trecho da prova apresentada. Para a defesa, Taques falava como candidato e não como senador, uma vez que comentou sobre temas como o Fethab, ‘um imposto estadual, portanto fora de sua área de abrangência legislativa", diz trecho.

Na segunda denúncia, o jurídico de Lúdio Cabral pede que a Justiça Eleitoral investigue o favorecimento da TV Pantanal, de propriedade do empresário Aldo Locatelli, a Pedro Taques. Na ação, os advogados citam o fato do ex-senador Antero Paes de Barros ser diretor de jornalismo e apresentador de programas ao mesmo tempo em que desempenha a função de marqueteiro do candidato Pedro Taques.

“O terceiro ponto dessa ação é a utilização indiscriminada da TV Pantanal que foi adquirida pelo grupo político do candidato adversário para a sua promoção eleitoral. Nos temos os documentos desde a aquisição da emissora e juntamos degravações integrais de 15 programas da TV para comprovar a acusação de benefício a Taques e ataques aos seus adversários. A TV, diferente dos sites e jornais, é uma concessão público, não se pode admitir essa prática”, salientou o advogado José Renato.

O advogado explicou que a demora na oficialização da AIJE, o flagrante no poso de Locatelli foi feito no dia 16 de setembro de 2014, se deu em função de juntar as provas das 3 denúncias em uma mesma ação, para evidenciar a força do grupo de Taques como fator de desequilíbrio do pleito.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Taques informou que a coordenação jurídica da campanha vai aguardar ser notificada pela Justiça Eleitoral para se posionar sobre o caso. O empresário Aldo Locatelli, também por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar as acusações. Ele está afastado da direção da TV Pantanal. No seu lugar assumiu o jornalista Igor Taques, sobrinho de Pedro Taques. A reportagem do Olhar Direto tentou entrar em contato com ele por duas vezes, sem sucesso.

O ex-senador Antero Paes de Barros, citado na ação, também informou que se encontra afastado da televisão. Por telofone, a diretora de redação da emissora, Loriane Vilar, negou favorecimento a qualquer candidatura na eleição de 2014.

"A TV Pantanal ainda não foi notificada sobre essa ação, mas garanto que temos feito o nosso papel como imprensa. Não temos favorecido e nem atacado nem o candidato Lúdio ou qualquer outro candidato, temos dado o mesmo espaço para todos os concorrentes", afirmou a diretora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet