Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Agilidade

Justiça do Trabalho em Mato Grosso dá início as itinerantes de 2015

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Justiça do Trabalho em Mato Grosso dá início as itinerantes de 2015
Teve início nesta semana a realização das varas itinerantes da Justiça do Trabalho mato-grossense em 2015. O calendário foi aberto com a ida de uma equipe da Vara de Água Boa aos municípios de Querência e Canarana. Os trabalhos começaram na segunda e vão até esta sexta-feira (6).

Somente em fevereiro outras sete cidades mato-grossenses receberão os juízes e servidores para realização de audiências, quando trabalhadores, advogados e empregadores deverão comparecer para abertura do processo ou para oitivas das testemunhas.

Ao todo, estão previstas para 2015 a realização de 69 itinerantes em 11 municípios diferentes (Canarana, Querência, Nova Xavantina, Aripuanã, Vila Rica, São Félix do Araguaia, Rosário Oeste, Guarantã do Norte, Campo Verde, Paranatinga e Comodoro). O calendário com a programação completa das itinerantes do ano pode ser consultado no site do TRT/MT, no menu “Institucional”. Para acessá-lo agora, clique aqui.

Varas Itinerantes

Criadas em meados de 1997, as varas itinerantes têm a finalidade de facilitar o acesso de trabalhadores e empregadores à Justiça do Trabalho, na medida em que as audiências são realizadas em municípios que não os das sedes das varas. O programa, implementado de forma pioneira pela TRT de Mato Grosso, aperfeiçoa os mecanismos de acesso à justiça pela população e traz maior celeridade e eficiência à tramitação dos processos.

Com a realização das varas itinerantes, centenas de audiências em processos trabalhistas passam a ser realizadas nessas ocasiões, evitando que advogados, partes e testemunhas tenham que se deslocar de suas localidades. Nas itinerantes, como são conhecidas, a realização segue um cronograma inicialmente estabelecido pelas varas do trabalho, levando em conta o volume de processos oriundos de determinados municípios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet