Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

PARCERIA

Justiça e Prefeitura de Cuiabá tratarão dependentes químicos moradores de rua

Justiça e Prefeitura de Cuiabá tratarão dependentes químicos moradores de rua
Uma nova parceria promete combater um dos maiores problemas sociais de Mato Grosso. Durante reunião realizada na sala de audiências do Juizado Especial Criminal de Cuiabá ficou deliberado que em breve os dependentes químicos da capital terão atendimento especializado para tratamento e recuperação. Conforme exposto, o projeto terá prioridade para os moradores de rua.

Leia mais 
Transferido para MT, Eder Moraes não deve mais voltar para presídio em Brasília

Na oportunidade, representantes da Justiça, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Cuiabá estudaram proposta para assinatura de termo de cooperação para o atendimento dos dependentes e também de seus familiares. Assim, decidiu-se que o grupo de trabalho será conduzido pela Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do juiz auxiliar Mário Roberto Kono de Oliveira e pelo juizado Especial Criminal Unificado da Capital, sob responsabilidade da juíza Ana Cristina Silva Mendes.

O plano inicial é que uma equipe de assistência social da Prefeitura faça a abordagem dos dependentes químicos em situação de rua. Será feito o encaminhamento aos médicos para primeira análise e triagem.

Os que tiverem necessidade de internação compulsória passarão pela apreciação do Poder Judiciário com a fiscalização do Ministério Público. Serviço de desintoxicação, comunidades terapêuticas, reintegração social dos atendidos, reestruturação familiar e capacitação profissional serão oferecidos a fim de esse evitar a reincidência do uso de drogas e da criminalidade.

No primeiro momento o Hospital Bom Jesus, que fica no Bairro Santa Izabel em Cuiabá, com 15 leitos disponíveis, será usado como pólo das ações. A estrutura foi visitada pelo grupo e depende de liberação do Ministério da Saúde para a utilização. A inspeção já foi feita e o resultado deverá ser apresentado nos próximos dez dias.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), será designada data para novo encontro do grupo, quando serão estipulados as metas e prazos para os avanços das ações.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet