Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA

Justiça envia precatórias para ex-secretário de Silval e ex-governador de MS ; confira nova agenda de audiências

Foto: Reprodução

Justiça envia precatórias para ex-secretário de Silval e ex-governador de MS ; confira nova agenda de audiências
A juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal, onde corre o processo oriundo da “Operação Sodoma”, no qual figura o ex-governador Silval Barbosa como réu, determinou, durante a frustrada tentativa de realização de audiência, no Fórum de Cuiabá, na última segunda-feira (18), o envio de cartas precatórias para outros dois nomes, que deverão figuram entre os arrolados para testemunhar em defesa de Silval.

Leia mais:
“Não era interesse do Silval Barbosa adiar a audiência”, afirma advogado após 124 dias de prisão

Das precatórias enviadas, uma irá para Uberlândia (MG), onde reside o ex-Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (SEDEC), Alan Fábio Prado Zanatta.

Segundo consta da investigação, essa secretaria teria concedido incentivos fiscais, via Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), de forma irregular, para algumas empresas. A irregularidade foi confirmada pelo empresário João Batista Rosa, colaborador (inicialmente delator premiado) no caso e dono da Tractor Partes, que entregou irregularmente a quantia de R$ 2,6 milhões para obter incentivo.

A outra precatória foi enviada para Campo Grande (MS), onde reside o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccineli, que figura entre as testemunhas a favor de Silval Barbosa. Puccineli também deverá prestar depoimento junto com Zanatta, no dia 05 de fevereiro, às 9h30, data modificada em razão do cancelamento das oitivas de ontem (18).

Mudança de Datas:

Após uma "chuva" de pedido de vistas, ocorrida na tarde da última segunda-feira, sobre novos documentos juntados, oferecido pelas defesas de todos os réus. A justiça decidiu redesignar novas datas à fim de contribuir para o total entendimento da defesa acerca dos documentos oferecidos. Todavia, a defesa de Silval lamentou a decisão, segundo o afirma o advogado Francisco Faiad, conforme noticiado em Olhar Jurídico, "Não era interesse do Silval Barbosa adiar a audiência”.

Desse modo, nenhum nome foi alterado, posto ou tirado da lista, mas as novas datas para realização de audiências, conforme decisão da juíza, assim ficam:

Para o dia 29 de janeiro, às 9h30, a audiência com as testemunhas que seriam ouvidas ontem.
Para o dia 1º de fevereiro, às 9h30, a audiência que seria realizada nesta terça-feira (19).
Para o dia 05 de fevereiro, no mesmo horário, a audiência que seria no dia 20 de janeiro.
Para o dia 10 de fevereiro, a partir das 13h30, as testemunhas que seriam ouvidas em 29 de janeiro.
Para o dia 17 de fevereiro, a partir de 13h30 a última audiência marcada, por enquanto.

Operação Sodoma:

As investigações versam sobre uma suposta organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro, por meio de fraudes em incentivos fiscais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet