Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

VAI DEMORAR

Lúdio só entra com ação de cassação na semana que vem; decisão só depois da eleição

Foto: Divulgação Assessoria Lúdio Cabral (PT)

Lúdio só entra com ação de cassação na semana que vem; decisão só depois da eleição
A assessoria Jurídica da coligação ‘Amor a Nossa Gente’, encabeçada pelo petista Lúdio Cabral, deve entrar somente na semana que vem com o pedido de cassação dos registros de candidatura de Pedro Taques (PDT), que concorre ao governo, e Adriana Vandoni (PDT), que busca uma cadeira na Assembleia Legislativa. A coligação de Lúdio acusa os dois pedetistas de abuso de poder econômico e compra de votos, em função de um evento com distribuição gratuita de comida e bebida no posto do empresário Aldo Locatelli. No local, foram encontrados materiais de campanha dos dois candidatos, mas nenhum deles esteve presente.

Leia mais
Lúdio vai pedir cassação de Taques e Vandoni por suposta compra de votos

Sob coordenação do advogado José do Patrocínio, o jurídico da campanha de Lúdio informou que a banca de advogados está trabalhando com atenção especial na elaboração de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Hoje, o foco está na juntada de documentos que podem ser relacionados como provas no processo.

A equipe de Lúdio acompanhou, fotografou e filmou toda a ação da noite da última quarta-feira (17). Ao cumprir uma liminar para verificação de denúncia de adesivos irregulares na frota de caminhões de Aldo Locatelli, no posto na saída da cidade, na BR-364, um oficial de justiça do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) constatou a realização do evento.

Em nota, Locatelli explicou que o evento é uma tradição nos seus postos de gasolina em Mato Grosso e mais dois estados, que acontecem simultaneamente na terceira quarta-feira de todo mês. Ele confirmou que distribui bebidas e comidas, porém afirmou que nunca usou a "Churrascada", como ficou conhecida a festa, para pedir votos. Aldo Locatelli é amigo e um dos principais apoiadores de Pedro Taques. 

A defesa do senador, que tem a frente o experiente advogado Paulo Taques, ao ser questionada sobre as acusações de Lúdio, preferiu esperar o oficialização da ação para fazer a defesa do candidato ao governo, porém, adiantou que os indícios apontam para uma 'armação' contra o senador Pedro Taques.

A cautela dos advogados de Lúdio, no entanto, sinaliza para uma longa briga jurídica, que certamente não será decidida antes da eleição, que ocorre no dia 5 de outubro. Avaliando pelo histórico de ações semelhantes no estado, o eleitor pode ficar muito tempo sem uma resposta oficial sobre a verdade dos fatos na ótica técnica do TRE.

O ‘Caso Empaer’, que envolve o governador Silval Barbosa (PMDB), é o mais emblemático. Em 2010, quando disputava a reeleição, Silval foi alvo de uma AIJE impetrada pela campanha de Mauro Mendes (PSB), hoje prefeito de Cuiabá. O chefe do Executivo foi acusado de uso da máquina pública por supostamente ter convocado funcionários da Empaer para uma reunião no dia 05 de agosto.

Um ofício encaminhado aos servidores elencava pautas como readequação salarial, PCCS, concurso público e construção da sede da Empaer, mas o encontro ocorreu em um dos comitês eleitorais de Silval Barbosa, sob cunho eleitoral. Mauro acusava Silval de ter pago com dinheiro publico a estadia dos funcionários que vieram do interior. A decisão saiu apenas em 2013, 3, anos depois, com o TRE inocentando Silval por 5 x 1. O juiz eleitoral Pedro Francisco foi o único a votar pela cassação. 

Hoje acusada de praticar compra de votos, a blogueira Adriana Vandoni investigou e publicou vários textos em seu blog, o Prosa e Política, criticando a morosidade do processo. Ontem (18), ela rebateu todas as acusações e disparou contra Lúdio o chamando de 'fantoche' e o acusando de ter usado 'dinheiro roubado' na campanha de 2012, quando o petista disputou e perdeu para prefeito de Cuiabá. Lúdio vai processar a também economista por calúnia, infúria e difamação.  
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet