Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Tapurah

MPE recomenda interrupção de fornecimento de água após constatação de vírus da hepatite A em amostras

Foto: Ilustração

MPE recomenda interrupção de fornecimento de água após constatação de vírus da hepatite A em amostras
O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao município de Tapurah, a 400 km de Cuiabá, que suspenda o fornecimento de água na cidade em razão da falta de adoção de medidas após a detecção da presença do vírus da hepatite A (HAV RNA) em amostras de água da rede pública, consumida pela população.

Justiça determina embargo de prédio da construtora Vanguard

De acordo com assessoria do MPE, o Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus da hepatite em exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária
Municipal.

A Promotoria de Justiça de Tapurah, emitiu recomendação ao prefeito, Luiz Humberto Eickhoff, e ao secretário municipal de saúde, Valmor de Oliveira, para que, em caráter preventivo, interrompa o fornecimento de água dos poços de captação localizados nos bairros Jardim Juliana e Cristo Rei. O abastecimento de água potável nesses dois bairros deverá ser providenciado pelo DAE em no máximo, cinco dias. Dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) indicam uma população de cerca de 10,3 mil pessoas na cidade.

O promotor de Justiça, Frederico César Batista Ribeiro, também recomendou providências imediatas referentes ao diagnóstico seguro dos possíveis casos de Hepatite A, bem como, a implementação de ações preventivas voltadas ao esclarecimento da população. Entre elas, mobilização de agentes de saúde e campanhas públicas para implementação de medidas educacionais de higiene e manuseio da água. E, por fim, com a oferta de vacinação gratuita contra a Hepatite A, em consonância com a profilaxia recomendada pelo Sistema Único de Saúde brasileiro.

Ainda conforme assessoria do MPE, em até 30 dias, o município também deverá proceder com novos testes de qualidade da água junto à rede pública de abastecimento, principalmente, dos poços infectados.

O Município

A reportagem entrou em contato com o prefeito da cidade, Luiz Umberto Eickhoff, por meio de telefone celular fornecido pela assessoria de imprensa da Associação Matogrossense dos Municípios (de final 51) e ainda com os números disponibilizados no site da prefeitura (66) 9671-5553 e (66) 3547-3626, pertencentes, a assessoria de imprensa, mas não houve sucesso.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet