Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

Sob Suspeita

MPF requer afastamento e processo administrativo contra o juiz Julier Sebastião

Foto: Reprodução

MPF requer afastamento e processo administrativo contra o juiz Julier Sebastião
O procurador federal José Elaeres Marques Teixeira requereu à Justiça Federal o afastamento preventivo do juiz titular da Primeira Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva. O magistrado é um dos investigados na “Operação Ararath”. O Ministério Público Federal (MPF) também pediu a abertura de procedimento administrativo disciplinar contra o magistrado. A informação é do site O Documento.

A primeira etapa da "Ararath" foi deflagrada no último dia 12 para apurar crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro em esquema envolvendo factorings.

Leia mais
MPF diz que argumentação feita por defesa de Julier não merece crédito
Veja a íntegra da decisão que Julier determinou revisão de débitos da construtora Encomind

Para o procurador, o  juiz federal quebrou o artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura, que determina que os magistrados devem “cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de oficio e manter conduta irrepreensível na vida pública e particular".

O MPF solicita ainda uma profunda análise em todos processos da Encomind que tramitam na Justiça Federal em Mato Grosso. 

Conforme já divulgado, o gabinete e residência do juiz foram alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal (PF), em uma das fases da Operação Ararath. Uma investigação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região aponta que o juiz Julier Sebastião está sendo investigado por suposto favorecimento em decisões judiciais a determinado grupo de empresários.

Julier é suspeito de ter concedido liminares para beneficiar supostamente em processos tributários a empresa Encomind Construção, Indústria e Comércio Ltda, que foi vendida há cerca de um ano e meio para a empresa Guaxe, de Tangará da Serra.

O Olhar Jurídico apurou que a Polícia Federal (PF) apreendeu um notebook, tablet, celular, documentos e um veículo (Pajero) na casa do juiz federal Julier Sebastião da Silva.

Veja outras notícias do Olhar Jurídico





Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet