Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

MPT

Mediação põe fim à greve de trabalhadores no Complexo Hidrelétrico de Apiacás

Foto: Reprodução

Mediação põe fim à greve de trabalhadores no Complexo Hidrelétrico de Apiacás
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alta Floresta realizou (770 Km de Cuiabá) mediação entre a Construtora Quebec, empresa responsável pela construção do Complexo Hidrelétrico de Apiacás, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de Mato Grosso (Sintecomp), dando fim, no dia 2 de dezembro, à greve iniciada em 25 de novembro.

Leia mais:
TJMT nega recurso pela liberdade de homem preso por tráfico na Wood's


A audiência foi conduzida pelos procuradores do Trabalho Marcel Bianchini Trentin e Jéssica Marcela Schneider. Entre os pedidos atendidos pela empresa estão o aumento do ticket alimentação de R$ 225 para R$ 280,00 a partir de janeiro de 2016 e o fornecimento de plano de saúde e seguro de vida a todos os empregados. A empresa comprometeu-se, ainda, a buscar, junto às operadoras, melhorias nos serviços de telefonia fixa e móvel e de internet.

Segundo Trentin, grande parte das reivindicações foi atendida e, após a mediação, a comissão de greve garantiu o retorno imediato às atividades laborais. Ainda conforme Trentin, a paralisação não teve a participação do sindicato. Com isso, não houve convocação de assembleia geral, conforme determina a Lei de Greve (Lei 7783/89), sendo impossível quantificar quantos aderiram ao movimento.

O cardápio oferecido nas refeições também foi alvo de críticas, assim como o número de ônibus fornecido para o transporte entre o canteiro de obras e a cidade. Além de fornecer mais veículos para o deslocamento dos empregados, a construtora concordou em providenciar uma alimentação mais adequada aos trabalhadores.

O acordo também caminhou para a definição do recesso de fim de ano, que começará no dia 18 de dezembro e findará em 5 de janeiro, e pelo pagamento de 100% sobre as horas laboradas nesse período.

O complexo está situado a uma distância aproximada de 145km do município de Alta Floresta e é composto por três usinas hidrelétricas - Cabeça de Boi, Fazenda e Salto Apiacás, além de uma usina Fotovoltaíca (de aproveitamento de energia solar). O empreendimento é administrado pela Enel Green Power eficará próximo às futuras UHEs São Manoel (5km) e Teles Pires (34km). Está localizado no rio Apiacás, afluente da margem esquerda do rio Teles Pires, que, por sua vez, é formador do rio Tapajós, da bacia do rio Amazonas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet