Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Ministra Luciana Lóssio defende igualdade de gênero durante conferência em Maceió (AL)

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio participou, na última sexta-feira (22), da I Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Maceió (AL) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela proferiu a palestra de encerramento do encontro e falou sobre os desafios da inclusão feminina nas instituições brasileiras. O tema foi apresentado juntamente com a ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na ocasião, Luciana Lóssio informou dados que indicam o atraso do Brasil na representação feminina na política e no Judiciário, com menos de 10% de deputadas federais e 13% de senadoras, sendo que o eleitorado feminino corresponde a 52,3% do total nacional. “Apesar de termos uma mulher como presidente do Brasil, elegemos apenas uma governadora. Estão tentando acabar com a cota de 30% nas candidaturas e não podemos permitir esse retrocesso”, disse.

De acordo com ela, para se conseguir a igualdade de gênero é necessário ampliar a presença de mulheres na política. “A subrepresentação deve ser combatida por todos nós. Já caminhamos muito, mas ainda há uma longa trajetória pela frente. É muito difícil a inserção no mundo político e jurídico, mas é com luta que vamos conquistar nosso espaço”, afirmou.

A conferência foi realizada nos dias 21 e 22 de maio com a participação de mais de 900 advogadas e estudantes de Direito. Durante os debates, diversos temas foram abordados sobre os desafios da advocacia contemporânea feminina.

Ao final, foi lida a Carta de Maceió, que destaca a necessidade da busca pela igualdade de gênero, respeito às diversidades e eliminação de todas as formas de discriminação. O documento prevê a continuidade das políticas de inclusão no âmbito da OAB e do setor político brasileiro.

CM/JP, com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet