Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

pedido de liberdade

Ministro do TRF recebe informações e analisa pedido de HC de Eder Moraes

Foto: Reprodução/Ilustração

Ministro do TRF recebe informações e analisa pedido de HC de Eder Moraes
O desembargador Federal Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), responsável por julgar o pedido de Habeas Corpus, do ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil, Eder Moraes, já recebeu as informações sobre o processo que tramita na 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso. Eder está preso desde 20 de maio após a 5ª fase da Operação Ararath, no Centro de Custódia do Complexo da Papuda, em Brasília. Há perspectiva de que ele seja votado ainda nessa semana.

Dono do Diário de Cuiabá nega ‘vazamento’ de pesquisa e avalia que juíza do TRE foi induzida ao erro

Eder Moraes, sua esposa Laura Tereza da Costa Dias, o ex-secretário adjunto do Tesouro Estadual Vivaldo Lopes e o superintendente do Bic Banco, Luiz Carlos Cuzziol, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes de lavagem de dinheiro e agiotagem no mais alto escalão de Mato Grosso e desde o dia 7 de julho aguarda decisão do pedido. Inicialmente o pedido foi destinado ao desembargador Ítalo Mendes, que se julgou suspeito para dar prosseguimento a análise.

Entre todos os recursos feitos pela defesa, apenas um foi acatado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que concedeu a liberdade ao ex-secretário extraordinário da Copa em Cuiabá no final do mês de maio. Éder chegou a ficar livre por algumas horas, mas acabou sendo novamente detido pela Polícia Federal pois possui mandado de prisão em aberto pela 5ª Vara.

Durante audiência criminal realizada no dia 3 de julho, a defesa de Eder solicitou novo pedido de revogação da prisão na 5ª Vara Federal, mas o pedido foi negado.

Em continuidade ao processo, nos próximos dias 24 e 25 de julho e 1º de agosto, Eder estará em Mato Grosso para acompanhar as audiências em Cuiabá.

Eder foi denunciado pelo empresário Gércio Mendonça (o Júnior Mendonça) como sendo o principal articulador de um esquema de operações ilegais de empréstimos tendo como principal ensejo alimentar o “ sistema” – composto por políticos do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet