Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Eleição OAB-MT

Moreno denuncia relações "perigosas e milionárias" entre OAB-MT e réus da Ararath

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Moreno denuncia relações
O candidato à presidência da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB/MT), José Moreno (chapa Atitude na Ordem) abriu suspeitas sobre um possível “atrelamento político-partidário” com “ligações perigosas e milionárias” envolvendo atuais dirigentes da OAB e réus da Operação Ararath. A hipótese foi levantada durante o debate entre os candidatos, realizado na TV Band MT na noite desta terça-feira (24).

Leia mais:
Coordenador da campanha de Moreno afirma que há 'tentáculos' da Ararath dentro da OAB-MT

De acordo com a acusação, “a atual gestão se calou frente aos inúmeros eventos de corrupção em Mato Grosso. A OAB não exerceu o seu papel institucional e a atual gestão fez com que ela ficasse cega, surda e muda. Isso se deu por interesses particulares, a exemplo de contratos milionários firmados entre parte de seus dirigentes com os principais réus da Ararath”.

O candidato cita nomes. “As vinculações político-partidárias, a exemplo da ligação umbilical da atual gestão com o ex-secretário Faiad, do staff do ex-governador Silval, atualmente preso, também contribuíram para que a gestão atual da OAB fosse omissa”.

Moreno conclui a fala conclamando eleitores. “Não permitiremos que os cofres públicos de Mato Grosso sejam arrombados na nossa frente e a Ordem fique calada enquanto isso acontece. Isso é inadmissível”.

A eleição para presidência da OAB será realizada nesta sexta-feira (27 e evento terá cobertura completa do Olhar Jurídico.

O outro lado:


O atual Presidente da Ordem, Maurício Aude, reitera a análise feita a respeito das declarações do coordenador de campanha da chapa de Moreno, Paulo Lemos, nesta terça-feira (24) e acrescenta. “As declarações do candidato são um desrespeito à inteligência do advogado e à história dessa Ordem”.

O Presidente analisa. “Afirmar isso é o mesmo que dizer que nenhum advogado de Minas Gerais pode advogar para a Samarco. Ou que nenhum advogado brasileiro pode advogar para empresas denunciadas por crimes contra o consumidor".

Maurício Aude considera incoerente a posição do candidato. "Existem membros da chapa de Moreno advogando para várias pessoas denunciadas em diversas investigações, inclusive a Ararath", argumenta.

Por fim, reitera que a OAB sempre repudiou qualquer tipo de esquema criminoso. “O fato de haver advogados atuando no caso Ararath não impossibilitou que a OAB-MT se manifestasse sobre o assunto de forma independente”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet