Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

evasão de divisas

TRF nega liberdade a cuiabano que tentava entrar na Bolívia com elevada quantia de dinheiro

Foto: Divulgação

TRF nega liberdade a cuiabano que tentava entrar na Bolívia com elevada quantia de dinheiro
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região negou o pedido de liberdade provisória a um morador de Cuiabá, A.D.S.S., preso em flagrante pela prática de evasão de divisas quando tentava entrar na Bolívia transportando elevada quantidade de dólares e reais. 

Leia mais
TRF-1 critica insistência de juiz em bloquear bens de mulher de acusado


A decisão foi tomada após a análise de habeas corpus impetrado pela defesa, que alegou constrangimento ilegal por falta de fundamentação idônea do decreto de prisão, bem como violação do princípio da presunção de inocência. Ainda segundo a defesa, A.D.S.S. é réu primário, possui residência fixa e atividade profissional lícita em Cuiabá e “sua liberdade não colocará em risco a ordem pública”.

Ao analisar o caso, a 3ª Turma do TRF da 1ª Região rejeitou as alegações trazidas pelos impetrantes. Em seu voto, o relator, desembargador Mário César Ribeiro, explicou que a prisão preventiva somente pode ser decretada quando houver prova da existência do crime, indícios suficientes da autoria e quando presentes pelo menos um dos fundamentos que a autorizam: necessidade de se garantir a ordem pública, conveniência da instrução criminal e garantia da aplicação da lei penal.

Segundo o relator, o caso em questão se enquadra como prisão preventiva. Isso porque, além da existência de evidências concretas de reiteração delitiva, “o paciente responde a vários inquéritos, inclusive por tráfico internacional de drogas, já tendo sido condenado ao cumprimento da pena de 19 anos de prisão, fato que não o inibiu de incorrer em nova conduta delitiva”, disse o magistrado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet