Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Núcleo da Defensoria de Primavera do Leste registra mais de 16 mil atendimentos em um ano

A Defensoria Pública, Núcleo de Primavera do Leste (231km de Cuiabá), realizou mais de 16mil atendimentos judiciais no período de janeiro a dezembro de 2014, incluindo as áreas cível e criminal. O balanço foi apresentado em relatório de operacionalidade pelo coordenador do Núcleo, o Defensor Público Nelson Gonçalves de Souza Júnior, que aponta como uma das metas para 2015 a modernização das rotinas internas e a inovação das atividades diárias.

Somente o Núcleo Cível acumulou 8.392 atividades, sendo 3.962 atendimentos ao público, 674 iniciais cíveis distribuídas ao Poder Judiciário, 3.295 processos recebidos e analisados e 461 participações em audiências. Já o Núcleo Criminal realizou 8.035 atividades judiciais e atendimentos ao público, incluindo 4.408 atividades criminais, 1.735 processos recebidos e analisados, 308 prisões em flagrante delito e 437 presos entrevistados na Cadeia Pública de Primavera de Leste.

“Queremos dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos ao longo desses anos, agora juntamente aos novos colegas que foram designados para somar com o Núcleo”. O Defensor Público pretende ainda adotar entre as prioridades deste ano, a atuação extrajudicial como diretriz, melhorando os instrumentos de resolução de conflito pré-processual, como a conciliação.

Em 2014, foram realizados 242 acordos extrajudiciais, o que correspondeu a um aumento de 13% se comparado ao exercício de 2013, quando 214 litígios foram resolvidos sem o acionamento do Poder Judiciário.

Além do coordenador, as defensoras Rosana Esteves Monteiro, Elisa de Camargo Viana e Patrícia Vieira dos Santos Fernandes também integram o Núcleo da Defensoria Pública em Primavera do Leste.

Nelson Júnior diz que o trabalho tem sido realizado com o objetivo de se chegar a excelência. “Estamos aperfeiçoando nossos mecanismos, nos aproximando da sociedade no intuito de prestar assistência gratuita com primazia para todos os cidadãos de Primavera do Leste”, afirmou.

Registros

O balanço aponta ainda 328 defesas iniciais criminais no período analisado, o que corresponde a um aumento de 37% comparado a 2013, quando foram registradas 240 defesas. O Núcleo de Primavera do Leste participou também de 819 audiências criminais de janeiro a dezembro de 2014, o que corresponde a um aumento de 14%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet