Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

SECCIONAL MT

OAB-MT pede a PJC que respeite prerrogativas da advocacia durante operações

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

OAB-MT pede a PJC que respeite prerrogativas da advocacia durante operações
As diretorias da OABMT e das Comissões de Direitos Humanos e Carcerário da instituição estiveram reunidas com o delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, e sua equipe de trabalho nesta segunda-feira (26 de outubro), na sede da Ordem, e solicitaram que as prerrogativas dos advogados e advogadas sejam respeitadas em todas as operações que estão sendo e forem deflagradas no Estado.

Leia mais:
Defesa contesta decisão do STJ e afirma que “não há justificativa" para Riva permanecer preso


Na avaliação dos advogados, muitos profissionais estão sendo impedidos de exercer a profissão em face de serem impedidos de acessar inquéritos. Participaram do encontro o presidente da Seccional, Maurício Aude; o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos; e os presidentes das referidas comissões, Betsey Polistchuck de Miranda e Waldir Caldas, respectivamente.

“Em toda operação deflagrada enfrentamos os mesmos problemas: o advogado comparece, pede o inquérito para obter informações da prisão de seu cliente e lhe é vedado. Então recebemos denúncias e acionamos o Poder Judiciário para garantir o direito assegurado em lei federal. Tudo pode ser resolvido sem esse tipo de transtorno. Por isso, solicitamos aos senhores que forneçam cópias do inquérito para que os advogados possam trabalhar. Nossa sugestão é para que ele seja digitalizado na íntegra e o próprio advogado, de posse de um CD, DVD, pen drive, consiga obter a gravação do que for necessário para defender o cliente”, disseram os integrantes da Ordem.

A sugestão foi bem recebida pelos representantes da Polícia Civil. O delegado geral, Adriano Moraes, informou ser “fantástica a sugestão, uma vez que não atrapalhará os trabalhos da Polícia Civil e os advogados conseguirão o que tiverem interesse”. Todos compartilharam da informação e pretendem seguir a ideia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet