Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Ventríloquo

Operação que culminou na prisão de Riva teve início com delação de ex-advogado do HSBC

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Operação que culminou na prisão de Riva teve início com delação de ex-advogado do HSBC
A Operação Ventríloquo, desencadeada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), teve início a partir da delação premiada do advogado Joaquim Miele, que representava o banco HSBC em uma demanda contra a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O advogado teria entregue à Justiça todo o esquema envolvendo o antigo Banco Bamerindus, atual HSBC, e a Assembleia Legislativa, durante a gestão do ex-deputado José Geraldo Riva.

Leia mais
Prisão de Riva é estarrecedora, diz advogado que quer afastar juíza Selma Rosane

A delação ocorreu há cerca de 30 dias. O advogado de Joaquim Miele, Huendel Rolin, afirmou em entrevista exclusiva ao Olhar Jurídico que não vai se pronunciar sobre o caso porque corre em segredo de Justiça.

Riva foi preso na manhã desta quarta-feira (1º) em sua residência no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, pelo Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE). A prisão do ex-parlamentar ocorreu por volta das 6h.

O ex-presidente da AL-MT já foi encaminhado para o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). é a segunda vez que o ex-parlamentar é preso nesse ano. Ele foi preso pela primeira vez em 21 de fevereiro e permaneceu encarcerado por 123 dias.

Também foi preso nesta quarta-feira o ex-secretário de Orçamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Luiz Márcio Bastos Pommot, que já encontra-se no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), de acordo com informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), mas como possui nível superior completo seus advogados devem solicitar que ele seja encaminhado ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Pommont atuou na gestão de José Riva que presidiu a Assembleia Legislativa por seis vezes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet