Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

Palestra abordará Alienação Parental

Destacar as inovações trazidas pela Lei da Alienação Parental no contexto das famílias contemporâneas, informar, motivar e comprometer o público alvo com a causa da Lei nº 12.318/2010. Estes são os objetivos do I Encontro Sobre Alienação Parental a ser realizado nesta quinta-feira (24 de abril) entre 8h e 12h na Escola dos Servidores do Poder Judiciário Desembargador Atahide Monteiro da Silva.

O encontro é destinado a magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais, gestores judiciais, servidores e acadêmicos. “É uma convocação da sociedade para esta causa importantíssima, pois falamos da base da sociedade que é a família. Desenvolveremos uma palestra para o público externo, servidores e estagiários da Rede Judiciária, magistrados, promotores, defensores e advogados”, disse a juíza da Primeira Vara de Família de Cuiabá, Ângela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez, responsável pelo encontro. As inscrições serão feitas no local. Os participantes receberão certificado. O dia 25 de abril é o Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a magistrada e a equipe Multidisciplinar da Divisão Psicossocial do Fórum de Cuiabá e pretende verificar a eficácia da aplicação da lei, além de ofertar a informação inicial, continuada e especializada ao público alvo. A Alienação Parental envolve a pratica em que a mãe, pai ou qualquer adulto responsável por uma criança a instiga a romper os laços afetivos com um dos genitores, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor, o que configura abuso emocional. O ato geralmente ocorre durante o processo de separação e divórcio dos pais ou em situação de monoparentalidade (Quando apenas um dos pais exerce a guarda da criança).

O encontro se insere em um dos eixos do “Projeto Revisitando o Direito das Famílias”, desenvolvido pela magistrada. O projeto incita ações para formar a opinião pública, fortalecer as relações familiares além de contribuir com uma nova visão junto às instituições acerca do direito de família. “Quanto mais informação o cidadão tiver, mais forte ele ficará”, ponderou a juíza que também é presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Mato Grosso (Ibdfam-MT).

Na oportunidade será distribuída uma cartilha elaborada pelo Poder Judiciário, cujo objetivo é levar informações de uma maneira clara sobre situações que envolvam a alienação parental.
Alienação Parental e Idosos

A magistrada também defende que a Lei nº 12.318/2010 seja aplicada por analogia aos idosos. “Tanto os idosos como as crianças e adolescentes são protegidos pelo Princípio da Proteção Integral, porque as duas faixas etárias, tanto no início quanto no final da vida do ser humano estão em situação de vulnerabilidade”, ponderou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet