Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

eleição

Paulo Cunha é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

16 Out 2014 - 14:27

Da Redação - Patrícia Neves/ Da Reportagem Local - Arthur Santos da Silva

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Paulo Cunha é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Eleito para atuar na presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) para o biênio 2015/2016  o desembargador Paulo Cunha. Ele acaba de ser eleito em sessão plenária com 21 votos de seus pares. O desembargador Carlos Aberto da Rocha recebeu apenas 8 votos. Já o desembargador Sebastião de Moraes, que havia registrado também candidatura, a retirou nesta tarde, minutos antes da votação. 

Pleno do Tribunal de Justiça aprova auxílio-saúde para servidores

Em seu discurso, o desembargador Paulo Cunha, destacou o aspecto amistoso da eleição. "Aqui interno não há uma disputa, há uma votação, muitos não compreendem isso acha que é uma guerra aqui dentro, de forma alguma, é uma disputa de um cargo, e, eu sempre desejo àquele presidente que vai iniciar que seja melhor do que está saindo e o que virá melhor do que esse que virá entrar, porque só isso beneficiará a todos nós". 

A desembargadora Clarice Galdino da Silva,que concorreu sozinha ao cargo,  foi eleita como vice-presidente do Tribunal e a desembargadora Maria Erotides Kneip para corregedoria do TJ-MT. Erotides tinha concorrente  a vaga o desembargador Rui Ramos Ribeiro, que desistiu da disputa no último dia 2 de outubro em razão das funções que exerce no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Atual presidente do Tribunal, Orlando Perri, ao parabenizar o novo gestor, fez uma avaliação quanto ao desenvolvimento da nova função "todos esperam muito de quem assume essa função. O desembargador Paulo Cunha não fará milagres, mas tentará todo o possível pelo Tribunal". 

Conforme a Emenda Regimental nº 23/2014, aprovada pelo Tribunal Pleno no dia 18 de setembro, todos os desembargadores em atividade no TJMT agora podem concorrer aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça. Antes da aprovação da Emenda, a disputa para presidente ficava apenas entre os três mais antigos.

Conheça mais sobre os desembargadores:

Paulo da Cunha – Iniciou a carreira como advogado tornando-se membro do Ministério Público em 1979 e atuando inicialmente na comarca de Barra do Bugres. Em 1990 ascendeu ao cargo de Procurador de Justiça por merecimento e 2002 passou a integrar o TJMT como desembargador em vaga destinada ao MP pelo quinto constitucional. Já foi vice-presidente do Tribunal durante o biênio 2009/2011 e atualmente é diretor da Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso, pelo segundo biênio consecutivo.

Maria Erotides Kneip Baranjak – A magistrada ingressou na carreira em 1985, quando foi nomeada para atuar na Comarca de Alto Garças. Grande parte de sua carreira atuou na Comarca de Várzea Grande à frente do Tribunal do Júri. Foi eleita desembargadora por merecimento em abril de 2011 e atualmente é presidente da Comissão de Segurança dos Magistrados.

Clarice Claudino da Silva – Entrou na carreira da magistratura em 1988 atuando como juíza substituta na comarca de Poconé. Foi elevada por merecimento ao cargo de desembargadora, tomando posse em 2009. Já atuou como presidente da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, como coordenadora estadual do Movimento Nacional pelo Registro Civil de Nascimento e é autora do projeto que criou o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT, onde atualmente atua como presidente.


*Atualizada às 18h26 do dia 24/10/2014
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet