Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

MUDANÇA DE NÍVEL

Pleno suspende parte da Lei Estadual dos concursos públicos

Foto: Reprodução

Pleno suspende parte da Lei Estadual dos concursos públicos
Em entendimento do Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi suspensa a eficácia de parte da Lei Estadual 10.052/2014, determinando que mudar o servidor público de nível médio para nível superior sem concurso é uma violação do princípio do Concurso Público.

Leia mais 
Amam defende juíza e Riva diz que vídeo é ação de ‘gente que mata a mãe para se eleger’


A lei permitia a transposição de servidores ocupantes de cargo que exigia apenas nível médio para cadeiras com exigência de específicas de nível superior. A decisão foi tomada durante sessão ordinária judicial, na tarde desta quinta-feira (11), por unanimidade.

Os desembargadores entenderam que é inconstitucional qualquer transposição que propicie ao servidor investidura em carreiras sem prévio concurso público. A transposição é uma forma em que o servidor passa de um cargo a outro com conteúdo ocupacional diverso.

João Ferreira Filho, desembargador relator, explicou que antes da Lei Estadual ser modificada para permitir a transposição aos agentes da área instrumental do Governo, eles tinham como atribuição funções de secretariado, digitação, arquivo, protocolo, manutenção de dados, datilografia, programação, técnicas em contabilidade, apoio aos trabalhos técnicos que requeriam escolaridade de nível médio completo e profissionalizante.

Com a transposição, além dessas atribuições, estes servidores teriam de realizar atividades de técnicas em contabilidade; elaboração, programação, execução e controle do orçamento do Estado; auxílio no controle das atividades de logística, patrimonial, contratual, aquisições e gestão de pessoal; e ainda operar sistemas de planejamento, gestão de pessoas, aquisições, financeiro e contábil.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet