Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Poder Judiciário promove concurso de redação Compartilhe

‘Porque Justiça também se aprende na escola’ é o tema do concurso de redação lançado na manhã desta sexta-feira (22 de maio), durante a assinatura do termo de cooperação técnica que institui o projeto ‘Justiça se Aprende na Escola’. O concurso será realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), em parceria com a Academia Mato-grossense de Letras (AML), com objetivo de incentivar a reflexão sobre Justiça e Cidadania, bem como sobre Judiciário, Estado, funcionalidade dos Poderes e Órgãos.

O concurso também vai incentivar a leitura e a escrita e reconhecer os talentos da comunidade local por meio de premiação. Podem participar os estudantes das escolas visitadas pelo ‘Poder Judiciário na Escola’, a partir deste mês. No dia 29 de maio o programa estará na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, e na Escola Estadual Manoel Correa de Almeida, em Várzea Grande.

Em junho, recebem o programa as escolas estaduais Governador Dante Martins de Oliveira, Filogonio Correa, Heliodoro Capistrano da Silva e Pedro Gardes. Após a realização da palestra, caberá à gestão escolar aplicar o concurso de redação com texto dissertativo sobre o tema ‘Porque Justiça também se aprende na escola’. A redação deverá ser escrita em sala de aula, na presença de um professor. Os melhores textos serão selecionados pela escola e entregues à comissão organizadora do concurso em até 30 dias após a visita do programa.

As redações selecionadas serão avaliadas pela Academia Mato-grossense de Letras, segundo critérios técnicos de adequação ao tema, coesão, coerência, clareza de ideias e originalidade. “Nós montaremos uma comissão para selecionar os melhores textos levando em consideração a correção ortográfica, a gramática e especialmente a ótica literária. Vamos tentar identificar alunos com potencial literário”, destaca o presidente da AML, Eduardo Moreira Leite Mahon.

Serão premiados os autores das cinco melhores redações de cada escola. A premiação inclui um notebook para o primeiro lugar e um vídeo game para o segundo lugar. “A previsão é de divulgarmos o resultado dessa primeira etapa em 20 de agosto. No segundo semestre, levaremos o programa para as escolas municipais e faremos um novo concurso de redação”, explica a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e membro da comissão organizadora, Amini Haddad.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet