Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

31 DE OUTUBRO

Posse dos 44 novos Defensores está marcada para a tarde desta sexta-feira

Foto: Reprodução

Posse dos 44 novos Defensores está marcada para a tarde desta sexta-feira
A Defensoria Pública de Mato Grosso realiza na tarde de hoje (31) a cerimônia de posse dos 44 novos Defensores Públicos de Mato Grosso. A solenidade ocorrerá no Palácio Paiaguás, no salão nobre Clovis Vetorato, às 16h. O ato irá garantir o provimento de defensores em todas as 79 Comarcas do Estado.

Leia mais 
Adiada decisão sobre validade da lei estadual que dispõe sobre Juizados Especiais Cíveis e Criminais

Atualmente a instituição conta com 154 profissionais divididos em 42 Comarcas. Com a posse dos demais aprovados no concurso público realizado em 2010, Mato Grosso passará a ser o quinto Estado do País a contar com atuação da Defensoria em todas as Comarcas.

Conforme levantamento realizado neste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e intitulado de “Mapa da Defensoria Pública no Brasil”, apenas Acre, Roraima e Distrito Federal possuem Defensor em 100% das Comarcas e no Amapá os serviços são prestados por advogados contratados a título precário, por livre nomeação pelo Governador do Estado.

Os números de Mato Grosso, no entanto, o colocam em primeiro lugar no “ranking” quando levado em consideração o total de Comarcas. Enquanto no Estado são 79 Comarcas, no Acre são 15, no Amapá 12, em Roraima 7 e o Distrito Federal.

Corregedor-Geral

No dia 21 de outubro foi definido que a vaga de Corregedor-Geral será pleiteada por dois Defensores, sendo eles a Corregedora-Geral, Carol Rotini, que busca a reeleição, e o Secretário-Geral da Instituição, Cid de Campos Borges Filho. Para que a candidatura seja deferida, os nomes dos candidatos passarão ainda pela avaliação do Conselho Superior da Defensoria.

Ouvidor-Geral

Já as inscrições para a disputa do cargo de Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do próximo biênio (2015/2017) se encerram hoje (31)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet