Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

campanha

Precursora da Lei Maria da Penha participa de palestra em Barra do Garças

Foto: Divulgação

Precursora da Lei Maria da Penha participa de palestra em Barra do Garças
A precursora da lei que hoje protege as mulheres vítimas de violência doméstica no país: Maria da Penha Maia Fernandes, estará em Barra do Garças, no dia 7 de abril, para participar da campanha Violência Contra a Mulher: Vamos Meter a Colher, desenvolvida pela Defensoria Pública de Mato Grosso.

Leia mais

Lei Maria da Penha também pode enquadrar mulher como agressora

Maria da Penha vai proferir palestra no Ginásio de Esportes Arnaldo Marins, de Barra do Garças, a partir das 19h. O ingresso custa R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que serão doados a Ong Barra Mamma, cuja finalidade é dar suporte a mulheres acometidas pelo câncer, principalmente o de mama.

“Idealizamos convidar Maria da Penha para a palestra com o intuito de sedimentar todo trabalho que viemos desenvolvendo ao longo dos anos, com a presença física e intelectual daquela que foi a precursora da lei que defende os direitos da mulher”, ressaltou a defensora Lindalva de Fátima Ramos, que participa da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a mulher de Barra do Garças.

Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. Em 1983, o marido tentou assassiná-la por duas vezes, sendo a primeira com uma arma de fogo, que a deixou paraplégica, e a segunda por eletrocussão e afogamento. Ele, por sua vez, só foi punido 19 anos depois do julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.

Em razão desse fato, foi formalizada uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que, pela primeira vez, acatou uma denúncia de violência doméstica e ainda recomendou a criação de uma legislação adequada a esse tipo de violência.

Assim, em 2006, entrou em vigor a Lei Maria da Penha, que visa coibir e punir a violência doméstica praticada contra mulheres no Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet