Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

HC negado

Prestes a completar 100 dias preso, Riva tem nova derrota na Justiça

Prestes a completar 100 dias preso, Riva tem nova derrota na Justiça
O ex-deputado estadual José Riva (PSD) sofreu mais uma derrota consecutiva na Justiça. O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki negou no início da noite desta sexta-feira (29) o 12º pedido de liberdade protocolizado pela defesa do ex-parlamentar, que está prestes a completar 100 dias na cadeia, no começo da próxima semana.

Leia também:
Romoaldo diz orar por liberdade de Riva e vê culpa de todos os deputados em suposto rombo milionário na AL

Na última quinta-feira (7), a defesa de Riva já havia sofrido outro revés. Os advogados do ex-candidato ao governo de Mato Grosso tentaram fazer com que o habeas corpus fosse julgado pelo ministro Dias Tóffoli, relator da Ararath. Como a prisão de Riva é em decorrência da operação Imperador, o pedido foi negado.

Riva foi preso em casa por homens do Gaeco no último dia 21 de fevereiro, durante a Operação Imperador, que apura crimes de corrupção e desvio de dinheiro público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso durante as gestões do ex-deputado. de acordo com as investigações, Riva teria usado empresas de fachada que venciam licitações direcionadas. O dinheiro era pago às falsas firmas e retornava ao então líder do esquema.

A magistrada Selma Rosa de Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, foi responsável por determinar a prisão no dia 21 de fevereiro. Desde então o ex-parlamentar está no Centro de Custódia de Cuiabá, unidade anexa ao Presídio do Carumbé.

O esquema supostamente liderado pelo peessedista teria lesado os cofres públicos no montante de R$ 62 milhões. Em apenas um ano empresas de papelaria venderam mais de 30 mil toners à Assembleia Legislativa, apesar de a casa de Leis contar à época com apenas 150 impressoras. Além de Riva, sua esposa, Janete Riva - que atuava como secretária de Administração e Patrimônio da Casa de Leis - foi denunciada juntamente com outras 13 pessoas, entre servidores e empresários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet