Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Pedido da defesa

Processos de Riva e Silval por captação ilícita em campanha são adiados pelo pleno do TRE/MT

Foto: Secom/MT

Processos de Riva e Silval por captação ilícita em campanha  são adiados pelo pleno do TRE/MT
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) adiou todos os processos que estavam na pauta desta quinta-feira (22). Uma das ações requer a cassação do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, em uma ação por suposta captação ilícita de recursos para a campanha na de 2010, quando ascendeu ao Paiaguás.

Também foi adiado o processo por captação ilícita de sufrágio impetrado (compra de votos) pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado estadual, José Geraldo Riva. A ação foi iniciada em Campo Verde, referente as eleições de 2010.

O processo de Silval Barbosa volta para a pauta no dia 3 de junho. Já de Riva no próximo dia 27 deste mês. Os dois adiamentos atenderam os pedidos feitas pela defesa dos réus. 

Senado votará PEC que autoriza vencimentos de juízes além do teto constitucional

Presos

O governador Silval Barbosa e o deputado José Riva foram presos pela Polícia Federal (PF) na manhã de terça-feira (22). Barbosa foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento do chefe do executivo os agentes localizaram um pistola calibre 380, que estava com o registro vencido desde 2009.

Barbosa foi encaminhado para a sede da PF em Cuiabá e teve que pagar uma fiança arbitrada no valor de R$ 100 mil. Logo após a lavrar o auto de prisão e prestar esclarecimento o governador foi liberado.

Já o deputado José Riva continua preso sob determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), em liberdade o deputado estatual poderia atrapalhar as investigações. Leia mais AQUI.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet