Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

44,2 dias por processo

Procuradoria da República em MT é a mais lenta do país para analisar processos judiciais

Foto: Olhar Direto

Procuradoria Regional ficou em último no ranking nacional

Procuradoria Regional ficou em último no ranking nacional

O Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso é o que leva mais tempo para analisar processos judiciais entre as 27 unidades da federação. O tempo médio de tramitação de processos na Procuradoria da República no Estado é de 44,2 dias em 2014. Já no Piauí, uma ação demora pouco mais de 21 dias tramitando. Em média, uma ação judicial leva 26 dias para tramitar no Ministério Público Federal se considerados os 26 estados e o Distrito Federal.

As informações constam do relatório MPF em Números, divulgado na última sexta-feira (18.7) pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. Segundo ele, o objetivo da ferramenta é dar transparência à atuação do Ministério Público Federal, mostrando informações sobres os feitos judiciais e extrajudiciais nas áreas criminal, cível e eleitoral perante o 1º e 2º graus de jurisdição e tribunais superiores, exceto o eleitoral.

Leia mais
Rodrigo Janot descarta suspeição de procuradora da Ararath casada com dono de factoring
MPF pede impugnação de candidatura de 2 postulantes ao governo e 4 deputados veja lista

Levando em consideração o desempenho das procuradorias regionais, que atuam em 2º Grau, o tempo médio de tramitação foi menor na 2ª Região, que atende o estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já a a PRR da 1ª Região, que abrange o DF e mais 13 estados, tem a tramitação mais lenta.

Em geral, os números mostram que o MPF é ágil em devolver à Justiça os processos que chegam a ele. Em 2012, o tempo médio foi de 122 dias. Já em 2013, havia diminuído para 68 dias. Agora, atinge a marca de menos de um mês.

O MPF em Números apresenta ainda o fluxo de processos no MPF nos estados. A Procuradoria da República de São Paulo é a que mais recebeu processos em 2014: 101 mil. Em segundo está a Procuradoria da República do Paraná, com 46 mil processos recebidos, seguida pelo Rio Grande do Sul, com 42 mil. Em 2014, 12.984 processos deram entrada no MP em Mato Grosso e 12.946 foram concluídos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet