Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Projeto conclui mais um curso de capacitação para recuperandos em cadeia pública de Barra do Garças

30 Jan 2015 - 17:22

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

O Projeto “Novos Passos”, desenvolvido na cadeia pública de Barra do Garças desde setembro do ano passado, concluiu este mês mais uma etapa de qualificação dos recuperandos. Desta vez, a população carcerária teve acesso a um ciclo de palestras sobre “Microempreendedor individual”, com informações e orientações sobre as vantagens da formalização do próprio negócio. O curso foi viabilizado por meio de uma parceria entre os realizadores do projeto, que são o Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e o Sebrae de Barra do Garças.

“A iniciativa é resultado da parceria e comprometimento de diversas instituições da rede socioassistencial do município. Estamos promovendo, por meio deste projeto, o reingresso dos recuperandos ao convívio social e a sua ressocialização”, destacou o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes.

Segundo ele, além da capacitação profissional, os recuperandos e suas famílias estão sendo inseridos em diversas políticas e programas sociais, como emissão de documentos pessoais, assistência social, previdência, educação, saúde, empreendedorismo, assistência jurídica, cultura, esporte e lazer. Atividades de alfabetização e séries intermediárias também estão sendo oferecidas.

No ano passado, conforme o promotor de Justiça, a população carcerária teve a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes de garçom e pintura oferecidos pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai). A Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) também disponibilizou curso de Hortifrutigranjeiro.

“Está sendo desenvolvido, ainda, projeto de remição pela leitura, além do grupo de apoio a dependentes químicos que necessitam de tratamento intensivo contra o uso e abuso de álcool, crack e outras drogas”, acrescentou. O projeto prevê, ainda, a possibilidade dos recuperandos que cumprem pena no semiaberto frequentarem aulas de reforço aos sábados à tarde.

A assistente social do MPE, Annelyse Cristine Cândido Santos, destaca que as atividades desenvolvidas no projeto foram definidas com base nos perfis sociais de todos os recuperandos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet