Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

STJ define nomes de lista tríplice para vaga do ministro Ari Pargendler

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira (27) os três nomes de membros de Tribunais Regionais Federais (TRFs) para compor a lista destinada ao preenchimento da vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ari Pargendler, em setembro do ano passado.

Os magistrados Joel Ilan Paciornik e Fernando Quadros da Silva, ambos do TRF da 4ª Região, e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do TRF da 5ª Região, foram destacados para figurar na lista, que será encaminhada à presidente Dilma Rousseff. Caberá a ela indicar um nome para apreciação do Senado.

Ao todo, 18 desembargadores federais concorreram à vaga do ministro Ari Pargendler. Os três foram escolhidos em primeiro escrutínio. Joel Paciornik teve 21 votos; Marcelo Navarro, 20, e Fernando Quadros, 18.

A lista será encaminhada ainda nesta quarta-feira à presidente da República. A eleição ocorreu no final da tarde no Pleno do tribunal.

Perfis

Joel Ilan Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba (1987), onde nasceu, e é mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1992, foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região. Exerceu a titularidade da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba, foi diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná e juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Em agosto de 2006, foi nomeado para atuar como desembargador no TRF.

Graduado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Navarro Dantas é natural de Natal. Foi procurador da República antes de chegar a desembargador do TRF5, em dezembro de 2003. Atuou mais de 12 anos como procurador do Rio Grande do Norte. Navarro tem mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ainda é professor dos cursos de graduação e pós-graduação na UFRN e na Uni-RN.

Nascido em União da Vitória (PR), Fernando Quadros da Silva se formou pela Faculdade de Direito de Curitiba. É especialista em direito penal pela Universidade de Brasília, mestre pela Federal do Paraná e doutor pela Federal do Rio Grande do Sul. Foi procurador do estado do Paraná e do Ministério Público do Trabalho em Porto Alegre. Ingressou na Justiça Federal em 1993 e tomou posse no TRF4 em novembro de 2009.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet