Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

caso irmãos brandão

STJ extingue crime de formação de quadrilha, mas mantém pronúncia contra Sérgio Marchett

Foto: Reprodução/PrimeiraHora

STJ extingue crime de formação de quadrilha, mas mantém pronúncia contra Sérgio Marchett
O Superior Tribunal de Justiça extinguiu o acusação de formação de quadrilha contra o empresário Sérgio Marchett, denunciado pelo homicídio triplamente qualificado dos irmãos, Brandão de Araújo Filho e José Carlos Machado Araújo, registrado na cidade de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), há quase 15 anos. A decisão foi proferida na data de ontem e pode reduzir pela metade uma possível condenação. O STJ atendeu parcialmente pedido protocolizado pela defesa já que confirmou a pronúncia por duplo homicídio triplamente qualificado  contra o empresário. 

Promotora acusada de usar cargo público para satisfazer interesse pessoal é afastada por 60 dias

Os irmãos Brandão foram mortos, de acordo com denúncia do MPE, por conta de uma disputa de terras envolvendo a fazenda Três Irmãos, distante a  cerca de 70 quilômetros da cidade de Rondonpolis. 

Sérgio e Mônica são acusados de serem os mandantes dos assassinatos – ocorridos em 10 de agosto de 1999 e em 28 de dezembro de 2000 e respondem ao processo em liberdade, conforme determinação do STJ. 

Além deles, foram denunciados em 18 de março de 2007 pelo MPE, o advogado Ildo Roque Guareschi – acusado de orientar os empresários, e os ex-PMs Célio Alves e Souza e Hércules de Araújo Agostinho, conhecido como “Cabo Hércules”, condenado a 9 anos de prisão em regime fechado. Também foi denunciado pelo crime, o policial militar Marcos Divino Teixeira da Silva, como sendo o mentor do duplo assassinato. 

As mortes, segundo a acusação, teve como motivação  uma área que pertencia aos irmãos Araújo e foi negociada com os Marchetti, que honraram  apenas os pagamento das primeiras prestações. Diante da falta de pagamento das parcelas, os irmãos entraram na Justiça para desfazer a venda. Os Marchett então recorreram também. Durante a tramitação dos processos, os dois foram assassinados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet