Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

REDISTRIBUÍDO

STJ troca ministro relator do Habeas Corpus pela liberdade de José Riva

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

STJ troca ministro relator do Habeas Corpus pela liberdade de José Riva
O habeas corpus rogado pela defesa do ex-deputado José Geraldo Riva, no Superior Tribunal de Justiça, foi redistribuído, nesta quinta-feira (22), ao ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma. Inicialmente o recurso havia sido entregue a Maria Thereza de Assis Moura, por prevenção.

Leia mais:
Mais uma mineradora é incluída em ação para desocupação de garimpo em Pontes e Lacerda


Com a redistribuição, não existe data para marcada para o julgamento. Em instância inferior, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Gilberto Giraldelli negou, monocraticamente, o pedido, chamando atenção para a influência política do ex-presidente da Assembleia Legislativa.

O político foi preso dia 14 de outubro, durante a segunda fase da operação Metástase, chamada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como Célula Mãe. Conforme os investigadores, R$ 1,7 milhão foi desviado. A detenção é a terceira contra Riva em 2015.

Segundo o Gaeco, o dinheiro desviado servia para o pagamento de despesas pessoais do ex-deputado, como o combustível de sua aeronave particular, pagamento de honorários advocatícios, entre outros. Além de Riva, os servidores da Assembléia Legislativa Geraldo Lauro e Maria Helena Caramelo também foram detidos.

O ex-deputado também teria usado parte do montante para o pagamento de um “mensalinho” para políticos e lideranças políticas do interior do Estado. A distribuição de “mimos”, como uísque, pagamento de festas de formatura, jantares e massagistas também faziam parte da lista. O esquema tentava dar aparência de legalidade aos gastos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet