Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

Senador critica medidas do ajuste fiscal que retiram direitos dos trabalhadores

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que as medidas provisórias do ajuste fiscal do governo retiram direitos dos trabalhadores e precisam ser discutidas e alteradas pelo Congresso Nacional.

Ele frisou que as regras que o governo quer que o Parlamento aprove limitam o acesso de milhões de brasileiros a benefícios como o abono salarial, o seguro-desemprego, o seguro-defeso e a pensão por morte. Na prática, disse Paim, isso significa privar a parcela mais vulnerável da população de benefícios que até então eram garantidos.

— Sabe quem é que ganha o abono salarial? É quem ganha até dois salários mínimos. E que agora, pela nova fórmula, não ganhará mais. A pensão por morte, se tem alguma malandragem, vamos fiscalizar, vamos prender, vamos afastar, mas passar a pensão por morte de 100 pra 50 por cento? Agora dizem: se ganha bolsa-família não ganha o seguro-defeso. Mas como, se eu fui proibido de pescar para proteger a natureza? — indagou o senador

Paim também condenou proposta que a Câmara dos Deputados deve votar em breve que trata da terceirização de trabalhadores. Para ele, o objetivo dessas propostas é retirar, cada vez mais, os direitos dos trabalhadores.

O senador informou que na próxima semana, no dia 7 de abril, está agendada uma manifestação em Brasília contra o projeto e também contra as medidas do ajuste fiscal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet