Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EM INTERROGATÓRIO

Servidor afirma que Marchetti elaborou documentos e determinou preços para pregão superfaturado

Foto: Reprodução

Servidor afirma que Marchetti elaborou documentos e determinou preços para pregão superfaturado
O servidor público Valter Antônio Sampaio, réu na ação conhecida como “Escândalo dos Maquinários”, afirmou que o ex-secretário de Infreaestrutura, Vilceu Marchetti, foi o responsável por elaborar os documentos para as licitações, supostamente superfaturadas, do programa ‘MT 100% equipado”. A declaração foi dada em depoimento a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Santos Arruda, na tarde desta sexta-feira (27).

Leia mais:
Empresário ligado ao “Escândalo dos Maquinários” aponta retaliação do Executivo após investigações


Durante o ano de 2010, época dos fatos investigados, Antônio Sampaio trabalhava no setor responsável pela criação dos “termos de referência” sobre preços e materiais a serem adquiridos. Porém, conforme o servidor, especificamente no programa “MT 100% integrado” todo o processo para a elaboração do documento foi feito por Vilceu Marchetti.

"O preço ele [Vilceu Marchetti] passou através da pesquisa que ele fez. Ele fazia questão de tocar isso”, afirmou o réu em seu depoimento. O Vilceu gostava disso, de ser assim, de ser o chefe”, concluiu. Marchetti foi morto a tiros, no dia 7 de julho de 2014, em uma fazenda, na região do Pantanal. O ex-secretário de fazendo era considerado peça central da investigação.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) investiga, ainda, mais 11 nomes: Geraldo Aparecido De Vitto Júnior (ex-secretário de Administração), Ricardo Lemos Fontes (Cotril Máquinas e Equipamentos Ltda.), José Renato Nucci (Tork Sul Comércio de Peças e Máquinas Ltda.), Valmir Gonçalves de Amorim (Dymak Máquinas Rodoviárias Ltda.), Marcelo Fontes Corrêa Meyer (Tecnoeste Máquinas e Equipamentos Ltda.), Otávio Conselvan (Auto Sueco Brasil Concessionária de Veículos Ltda.), Sílvio Scalabrin (Môncaco Diesel Caminhões e Ônibus Ltda.), Rui Denardim (Môncaco Diesel Caminhões e Ônibus Ltda.), Harry Klein (Iveco Latin América Ltda.), Rodnei Vicente Macedo (Rodobens Caminhões Cuibá S/A), David Mondin (Torino Comercial de Veículos Ltda).

O grupo é acusado de fraude à licitação e fraude processual. Na denúncia, baseada na delação do empresário Pérsio Briante, o MPE destaca que a aquisição de caminhões e maquinários por parte do Governo do Estado atingiu a soma de R$ 245 milhões e a propina fixada para o favorecimento de determinadas empresas no procedimento licitatório foi estimada no valor de R$ 12,2 milhões, considerando 5% do valor da aquisição.

As oitivas serão retomadas no dia 3 de junho, na 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet