Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA

Silval e ex-secretários deixam Centro de Custódia para acompanhar depoimentos no Fórum

05 Fev 2016 - 08:23

Da Redação - Arthur Santos da Silva / Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Silval e ex-secretários deixam Centro de Custódia para acompanhar depoimentos no Fórum
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) prestou depoimento no Fórum de Cuiabá nesta sexta-feira (05), na ação oriundo da “Operação Sodoma”, que investiga um esquema para desvio de incentivos fiscais. No processo, foram denunciados o ex-governador Silval Barbosa, junto com seus ex-secretários, Pedro Nadaf e Marcel de Cursi. O valor supostamente corrompido ultrapassa o montante de R$ 2,5 milhões. 
 
Leia mais:
Ministro nega trancar processo de deputada contra secretária do Governo Taques

A atual mulher (não oficialmente separada) de Nadaf, Geiziane Rodrigues Antelo, também será ouvida. Ela teria recebido do marido, conforme denúncia formulada pelo Ministério Público, pelo menos três cheques frutos de propina.

Por prerrogativa de foro, Pinheiro pôde primeiro da audiência. Antelo será a segunda a esclarecer os fatos à juíza.

Entenda a Ação:

Pelos autos da Sodoma, além dos ex-secretários Pedro Nadaf e Marcel de Cursi, e do ex-governador Silval Barbosa, também fazem parte dos nomes arrolados como réus: Silvio Cezar Corrêa Araújo, Francisco Andrade de Lima Filho e Karla Cecília de Oliveira Cintra.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso, a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), teria concedido incentivos fiscais, via Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), de forma irregular, para algumas empresas.

A irregularidade foi confirmada pelo empresário João Batista Rosa, colaborador (inicialmente delator premiado) no caso e dono da Tractor Parts.

Emanuel Pinheiro:

O deputado Emanuel Pinheiro esteve presente na sala de audiência às 10h00. Ele não quis falar com a imprensa. Também, por decisão da justiça e atendendo pedidos dos advogados dos réus, não será permitido que os réus sejam fotografados em audiência.



Questionado, em juízo, Emanuel Pinheiro nega interesse no desfecho do processo. O deputado afirma conhecer os réus, menos Karla Cecília. A defesa de Silval, que o arrolou, faz perguntas e Pinheiro esclarece que é, de fato, membro da "CPI da Sonegação Fiscal", mas nega qualquer contato do ex-governador, no sentido de tentar manipulá-la.

A defesa de Pedro Nadaf faz questionamentos e o deputado nega qualquer contato com Nadaf no que tange interesse de influenciar a CPI. Pinheiro afirma que desconhece qualquer iniciativa de Nadaf no sentido de tentar influenciar qualquer outro deputado.

O MPE cita as mensagens trocadas por Marcel de Cursi com Emanuel Pinheiro e questiona sobre o tipo de contato travado entre ambos. Pinheiro esclarece que os contatos eram sobre conversas convencionais.

Ex-Esposa de Nadaf:

Geisiane começou a testemunhar às 10h32. A esposa do Pedro Nadaf, teria recebido três cheques que totalizavam R$ 19 mil.

A depoente afirma que Nadaf foi o responsável pelos depósitos. Geisiane afirma que atualmente está separada (não formalmente) do réu.

* Atualizado às 10h32.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet